Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 03 de Junho de 2006 às 02:20
Por: Carlos Martins

    Imprimir


O Governo Federal quer mudanças no transporte aéreo regional. Se hoje os aeroportos nas principais capitais do País estão melhores, o mesmo não se pode dizer da estrutura em vigor, que dificulta o deslocamento dos passageiros. “É preciso uma nova dinâmica, esta [a atual] é velha, superada”, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante seu discurso, feito em improviso, na abertura do 2º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que começou na manhã desta sexta-feira (02.06), em São Paulo, no ExpoCenter Norte.

Já na primeira edição do salão, em junho do ano passado, Lula fez o mesmo tipo de cobrança durante seu discurso. Ele mesmo reconhece que falar é fácil e o difícil é realizar, mas com a atuação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), criada no ano passado e que irá assumir algumas atribuições do DAC (Departamento de Aviação Civil), a estrutura da aviação nacional comece a mudar. O presidente da Anac é Milton Zuanazzi, que foi o braço direito do ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia na condição de secretário Nacional de Políticas do Turismo.

“Não podemos continuar do jeito que está. Não é possível que o cacique Raoni [que mora numa aldeia no Parque Nacional do Xingu, em Mato Grosso] não possa sair de onde está e vá para qualquer lugar do mundo sem precisar ir para o Rio de Janeiro ou São Paulo”, disse Lula.

Seguindo ainda em sua argumentação, o presidente disse que a vida das pessoas deve ser facilitada. “Um turista alemão que deseja ir para Manaus, primeiro tem que ir até São Paulo para depois voltar. Um pernambucano que pretende viajar para a Europa ou vai para São Paulo ou Rio para depois pegar um avião até a Europa. Isso dobra as horas de vôo”, afirmou, ao mesmo tempo em que aproveitou para sugerir a divulgação das belezas naturais dos estados por meio de fotografias colocadas nas paredes do “finger” (túnel que liga o embarque até o avião). “Vamos tornar os aeroportos alegres, agradáveis. Precisamos usar de criatividade”, observou.

A abertura da segunda edição do Salão do Turismo, tendo como mestre de cerimônias o ator Sérgio Mamberti, começou por volta das 11h, já que antes, como fizera no ano passado, Lula acompanhado da primeira-dama, Marisa Letícia e de outras autoridades, visitaram os estandes dos 27 estados, inclusive o de Mato Grosso, onde Lula recebeu um kit com material promocional. Também participaram da abertura o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o secretário Nacional de Políticas do Turismo, Airton Pereira, o presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz e o senador Aloizio Mercadante. A caravana de Mato Grosso, liderada pela secretária de Desenvolvimento do Turismo, Yêda Assis, também está presente. Fazem parte do grupo operadores, agentes de viagens e empresários do trade turístico.

O ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, destacou o apoio dado pelo presidente da República ao setor do turismo. Lula disse que participou até agora de todos os eventos (fóruns do turismo, encontros da Abav e do primeiro salão) para provar a ele mesmo que o turismo poderia ser levado a todo o Brasil e ser transformado em uma política de Estado. “Passei a ter convicção do potencial do turismo quando em 1991 comecei a percorrer o Brasil de ponta a ponta na Caravana da Cidadania”, destacou.

O turismo já ocupa o terceiro lugar na pauta de exportações e a previsão é que até o fim do ano ocorra à entrada de US$ 5 bilhões por conta do setor.

Foi a partir do lançamento do programa de Regionalização do Turismo, lançado em abril de 2003, que as potencialidades turísticas de cada Estado começaram a ser formatadas. Em junho do ano passado, no primeiro salão, foram lançados 451 roteiros em 111 regiões turísticas. Neste salão, serão mostrados 396 roteiros, dos quais 87 estão sendo trabalhados para o mercado internacional. Mato Grosso participa com três novos roteiros: Roteiro do Pantanal à Amazônia, Roteiro Xingu e Roteiro Travessia do Pantanal. Outros cinco roteiros também estão sendo divulgados no estande de Mato Grosso no ExpoCenter Norte.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/297185/visualizar/