Lula intensifica agenda às vésperas das eleições
O roteiro divulgado pela assessoria do Palácio do Planalto prevê uma escala do presidente no município de Juazeiro do Norte (CE) para troca de aeronave que o levará a Missão Velha. Não se sabe se ele fará uma visita à imagem de Padre Cícero, símbolo da cidade, e que recebe centenas de romeiros todos os dias. Alckmin já esteve no local.
A ferrovia é considerada por técnicos e políticos nordestinos uma obra fundamental para o desenvolvimento da Região Nordeste. O trecho que o presidente irá inaugurar, conforme a assessoria do Planalto, tem 2 mil km e ligará os municípios de Missão Velha e Salgueiro (PE). A obra não tem prazo para ser concluída.
O senador Sérgio Guerra acusou o presidente de supervalorizar o anúncio do início das obras. Segundo ele, o que Lula irá registrar é a construção de um trecho de 30 km, em que será investido cerca de R$ 100 milhões. O valor total da obra está orçado em mais de R$ 4 bilhões. As obras, segundo ele, só serão iniciadas em 2007.
De acordo com o senador, Lula irá anunciar o trecho Salgueiro-Missão Velha porque é o único que já tem um projeto pronto que permite o início das obras. O projeto, informou Guerra, só foi possível em razão de uma emenda ao Orçamento apresentada pela bancada do Nordeste garantindo recursos para tanto e que foi articulada por ele.
Agenda cheia
Além do lançamento da transnordestina, Lula também irá anunciar no Ceará a inauguração de uma estação de piscicultura no açude do Castanhão. Serão construídos três parques aqüícolas que receberão 30 milhões de filhotes de peixes. A obra irá beneficiar 90 mil moradores dos municípios da região.
Na segunda-feira, e depois quando retornar à Brasília na quarta-feira, Lula terá ainda uma agenda apertada. Na segunda, participa de solenidade no Palácio do Planalto para comemorar o Dia Nacional do Meio Ambiente. Na ocasião, Lula anunciará medidas para o setor.
Na quarta-feira, Lula encaminha ao Congresso o projeto de lei de audiovisual e, na quinta-feira, o projeto de lei da reforma universitária. As duas medidas foram anunciadas por Lula quando candidato em 2002, mas somente agora serão colocadas no papel.
Comentários