Hoje é o último dia para inscrições do ENEM
De acordo com o interlocutor do Enem em Mato Grosso, João Márcio Oliveira, desta vez os alunos que são concluintes da modalidade têm duas opções para efetivarem as inscrições: pela internet, que vai até a meia noite, ou por uma ficha de inscrição na própria escola, daí o horário final será o horário de aula da escola.
Neste ano, conforme explica Oliveira, o número de inscrições para o exame foram ampliadas em cerca de 1.000%. No ano passado foram cerca de 58.000 inscritos e neste ano já passam de 600 mil em todo o Brasil. ”Isso porque o Enem se tornou um dos critérios obrigatórios para a entrada no Prouni”, revela ele.
O interlocutor alerta que as inscrições não serão prorrogadas, já que bateu todos os recordes esperados. Também acrescenta que os alunos devem ter paciência, já que este é o último dia e o sistema na internet deverá estar mais lento pela grande quantia de acessos.
O Enem é um exame voluntário. Além disso, é gratuito para os alunos concluintes da rede pública. Para os estudantes da rede particular e egressos, a taxa de inscrição é de R$ 35,00 (trinta e cinco reais), a ser paga com boleto bancário impresso no ato da pré-inscrição.
A confirmação das inscrições está condicionada ao pagamento da taxa, no caso dos alunos de escolas particulares e egressos, e à conferência dos dados por parte da escola, para os alunos da rede pública. As escolas públicas que optarem pela inscrição dos alunos pela internet deverão confirmar as inscrições no período de 5 a 17 de junho.
Bolsistas da rede particular e egressos que efetuarem a inscrição nas agências dos Correios poderão solicitar a isenção da taxa preenchendo a declaração de carência, constante da ficha de inscrição. A prova do Enem 2006 será aplicada em 800 municípios brasileiros no dia 27 de agosto, às 13h, horário de Brasília. Em Mato Grosso, as provas acontecerão em 23 municípios.
Qualquer dúvida pode ser esclarecida no site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais, Anísio Teixeira (Inep), www.inep.gov.br/enem ou pelo telefone 0800-616161.
ProUni – Para concorrer a uma bolsa do ProUni é obrigatório ter prestado o Enem. O programa ofereceu mais de 90 mil bolsas de estudos em instituições particulares de ensino superior para o primeiro semestre de 2006 e 120 mil bolsas em 2005, quando o Enem registrou 3.004.491, número recorde de inscritos. Para Mato Grosso, o governo Federal deverá destinar cerca de duas mil bolsas em 2006.
Comentários