Comissão organiza comemorações do centenário de ex-presidente de MT
No decreto 7.678 (‘Diário Oficial’ – 30/05/2006), assinado pelo governador, é enfatizado que o presidente Antônio Paes de Barros “foi um dos mais importantes e dinâmicos políticos mato-grossenses, tendo realizado obras públicas de relevância durante a sua gestão, de 1903 a 1906”.
O texto ainda diz que Paes foi “o construtor e proprietário da Usina de Itaicy, o primeiro grande empreendimento industrial de Mato Grosso em 1897, iniciando o processo de industrialização no setor”. Trata-se, registra o decreto, “de alguém que hoje tem seu nome inserido na história mato-grossense, sendo um cidadão a quem Mato Grosso muito deve nos segmentos político, social e econômico”.
A comissão é integrada por servidores do Estado, prefeitos municipais e outras instituições, e ficará responsável pela preparação e execução dos eventos e solenidades alusivas ao centenário.
Compõem o grupo o secretário estadual de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, Faustino Dias Neto (prefeito de Santo Antônio de Leverger), Ibson da Silva Leite, (prefeito de Barão de Melgaço), Mário Olímpio Medeiros Filho (representante da Prefeitura de Cuiabá), Oriana Paes de Barros (representante da família Paes de Barros), Maria Suzete Gnutzamann Costa (representante do Instituto Itaicy), coronel Edison Norberto S. Serratine (13ª. Brigada de Infantaria), Jorge Luís Martins Defanti (Fiemt) e Paulo Pitaluga Costa e Silva (representante do Instituto Histórico).
Comentários