Apenas metade dos pacientes toma remédios corretamente, revela pesquisa
Com o objetivo de reduzir esses números, a Anvisa está promovendo uma série de seminários regionais para definir estratégias em favor do uso racional de medicamentos. No Rio de Janeiro, o encontro com médicos e farmacêuticos vai de hoje (1) até sábado (3) e discute também o impacto que a propaganda de remédios tem nos hábitos da população.
O diretor da Anvisa, Franklin Rubinstein, explicou que nos seminários os profissionais de saúde recebem orientação sobre as conseqüências que a prescrição inadequada de medicamentos, na maioria das vezes influenciada pela propaganda, pode causar na saúde dos pacientes.
"Grande parte das situações de agravo da saúde e de intoxicação por medicamentos está ligada à ingestão excessiva ou indevida de remédios", disse Franklin. Segundo ele, a Anvisa pretende orientar os profissionais para que prescrevam os medicamentos de forma racional, além de alertar a população para que use corretamente os remédios. Ele lembrou que os medicamentos são úteis para a saúde, mas que precisam ser usados com cuidado.
A Anvisa já realizou seminários em Salvador, Belém e Florianópolis. O encontro do Rio é o último antes de um seminário nacional que também vai discutir o assunto, em agosto, em Brasília.
Comentários