Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 31 de Maio de 2006 às 10:00

    Imprimir


A partir de junho, 22 novas ligações de esgoto do bairro Jardim das Américas estarão cadastradas na Sanecap. Ao todo 370 m. de rede coletora foram construídos na primeira etapa do bairro.

A obra permitirá que os proprietários de imóveis liguem seus sistemas ao coletor tronco do Barbado, destinando o esgoto à estação de tratamento Zanildo da Costa Macedo, no bairro Dom Aquino.

A nova rede atenderá às ruas Guadalajara, Santiago e Buenos Aires, próximas ao shopping Três Américas. De acordo com o chefe de manutenção de rede de esgoto da Sanecap, João Batista Xavier, com a nova rede, os moradores são obrigados, pelo decreto 3975/2002, a ligar sua residência ao coletor tronco, sob pena de serem multados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Ele explica que o crescimento vertical, isto é, a proliferação de prédios na região é uma das causas do aumento da emissão de esgoto no córrego. “A tendência desta área do Jardim das Américas, que tem valor imobiliário alto, é o crescimento vertical. Muitos prédios, por não serem atendidos pela rede de esgoto, jogavam os dejetos nas galerias pluviais”, observou ele.

A ação da Sanecap, denominada “Caça ao Esgoto” faz parte do programa “Barbado, Córrego Vivo”, iniciativa do Ministério Público Estadual, desenvolvida em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Fundação Alphaville, Sanecap, UFMT, EMPAER e outros parceiros.

A nova rede coletora foi finalizada em novembro do ano passado, mas só em junho os consumidores começarão a pagar pelo tratamento de esgoto. Segundo Xavier, a Sanecap enviou, no mês de abril, uma correspondência a todos os moradores, comunicando a necessidade de regularizar suas ligações e a cobrança.

Ele alerta que o nível de poluição do córrego do Barbado é grande e que 10 milhões de litros de esgoto dos bairros do entorno são tratados diariamente, quantia que poderia ser maior se uma grande parte dele não fosse desviada. Para levantar a situação dos bairros, a Sanecap está recadastrando os usuários da região, verificando as ligações clandestinas e outras irregularidades.

O recadastramento vai atingir 15 mil ligações residenciais nos bairros Renascer, Praeirinho, Praieiro, Pedregal, Carumbé, Bela Vista, Canjica, Pico do Amor, Campo Velho, Jardim Tropical, Jardim Petrópolis, Grande Terceiro, Jardim Califórnia e Shangri-lá.

PERIFERIA - A falta de ligação com a rede coletora ocorre principalmente nos bairros periféricos, onde a construção das casas antecede a instalação da rede de esgoto. “Mas em muitos bairros onde há rede, os moradores não querem arcar com as despesas da ligação, pois é necessário quebrar a rua”, observou Xavier.

A ação da Sanecap também inclui melhoria nas estações de tratamento de esgoto (ETEs). Recentemente, foi inaugurada a obra do segundo decantador da ETE Zanildo Costa Macedo, que recebe o esgoto dos bairros da região do Barbado.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/297764/visualizar/