Sanecap amplia rede de esgoto do Jardim das Américas
A obra permitirá que os proprietários de imóveis liguem seus sistemas ao coletor tronco do Barbado, destinando o esgoto à estação de tratamento Zanildo da Costa Macedo, no bairro Dom Aquino.
A nova rede atenderá às ruas Guadalajara, Santiago e Buenos Aires, próximas ao shopping Três Américas. De acordo com o chefe de manutenção de rede de esgoto da Sanecap, João Batista Xavier, com a nova rede, os moradores são obrigados, pelo decreto 3975/2002, a ligar sua residência ao coletor tronco, sob pena de serem multados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Ele explica que o crescimento vertical, isto é, a proliferação de prédios na região é uma das causas do aumento da emissão de esgoto no córrego. “A tendência desta área do Jardim das Américas, que tem valor imobiliário alto, é o crescimento vertical. Muitos prédios, por não serem atendidos pela rede de esgoto, jogavam os dejetos nas galerias pluviais”, observou ele.
A ação da Sanecap, denominada “Caça ao Esgoto” faz parte do programa “Barbado, Córrego Vivo”, iniciativa do Ministério Público Estadual, desenvolvida em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Fundação Alphaville, Sanecap, UFMT, EMPAER e outros parceiros.
A nova rede coletora foi finalizada em novembro do ano passado, mas só em junho os consumidores começarão a pagar pelo tratamento de esgoto. Segundo Xavier, a Sanecap enviou, no mês de abril, uma correspondência a todos os moradores, comunicando a necessidade de regularizar suas ligações e a cobrança.
Ele alerta que o nível de poluição do córrego do Barbado é grande e que 10 milhões de litros de esgoto dos bairros do entorno são tratados diariamente, quantia que poderia ser maior se uma grande parte dele não fosse desviada. Para levantar a situação dos bairros, a Sanecap está recadastrando os usuários da região, verificando as ligações clandestinas e outras irregularidades.
O recadastramento vai atingir 15 mil ligações residenciais nos bairros Renascer, Praeirinho, Praieiro, Pedregal, Carumbé, Bela Vista, Canjica, Pico do Amor, Campo Velho, Jardim Tropical, Jardim Petrópolis, Grande Terceiro, Jardim Califórnia e Shangri-lá.
PERIFERIA - A falta de ligação com a rede coletora ocorre principalmente nos bairros periféricos, onde a construção das casas antecede a instalação da rede de esgoto. “Mas em muitos bairros onde há rede, os moradores não querem arcar com as despesas da ligação, pois é necessário quebrar a rua”, observou Xavier.
A ação da Sanecap também inclui melhoria nas estações de tratamento de esgoto (ETEs). Recentemente, foi inaugurada a obra do segundo decantador da ETE Zanildo Costa Macedo, que recebe o esgoto dos bairros da região do Barbado.
Comentários