Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 30 de Maio de 2006 às 08:51
Por: Sandra Carvalho

    Imprimir


A falta de programas para geração de emprego e renda é um dos principais problemas enfrentados hoje pela população trabalhadora do município de Dom Aquino, localizado a sudeste do Estado, na região do Vale do São Lourenço. A constatação foi feita pelo ex-deputado federal Bento Porto (PSC), que está fazendo um levantamento sócio-econômico das regiões de Mato Grosso em busca da elaboração de um plano de desenvolvimento em parceria com os setores organizados da sociedade.

Em visita a Dom Aquino, Bento Porto, que já foi secretário estadual de Planejamento, foi recebido pela prefeita Maria José Borges, pelo vereador Josair Lopes e várias lideranças comunitárias, oportunidade em que foram apontadas as prioridades para o município que incluem, além de programas de geração de emprego e renda, asfaltamento de vias principais e programas de habitação popular.

"O que pudemos constatar é que os municípios mato-grossenses vivem no limite da precariedade de recursos imposta pelo baixo nível de transferência do poder público que afeta sensivelmente as condições de atendimento à população", avaliou o ex-deputado Bento Porto, que já esteve em Cáceres, Diamantino e Arenápolis com a mesma proposta de discutir com a sociedade um plano de desenvolvimento para Mato Grosso.

Dom Aquino possui uma extensão territorial de 2.182, 00 Km2, distante da capital, Cuiabá, a 172 Km . O acesso é através da MT 344, rodovia asfaltada. Por volta de 1920, iniciou-se a povoação da colônia agrícola, em função da atividade garimpeira. Porém não encontrando o ouro, aquis se fixaram devido a fertilidade do solo ideal para o plantio.

O Município de Mutum foi criado pela Lei Estadual nº 1.196, de 22 de Dezembro de 1.958. O nome é derivado da grande quantidade de pássaros galiformes da família dos cracídeos-os mutuns. O nome foi dado primeiro ao córrego e depois a currutela. Em 24 de Setembro de 1965, a Lei Estadual nº 2.492, de autoria do Dep. Walderson Coelho. Alterou o nome do Município de Mutum para dom Aquino. O nome do Município é homenagem a D. Francisco de Aquino Corrêa, que foi arcebispo de Cuiabá e governador de Mato Grosso.A primeira Professora do Município foi nomeada pelo estado em 04/06/1941 - Aracina Ferreira Mendes (Dª Bugrinha), ainda reside em Dom Aquino. Atualmente a população é de 8.427 habitantes.

O homenageado Dom Aquino nasceu em Cuiabá em 1885 e faleceu em 1956, e foi o único mato-grossense a compor o quadro da Academia Brasileira de Letras, graças aos inúmeros livros que escreveu. Foi também um dos principais incentivadores à fundação da Academia Mato-grossense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/298058/visualizar/