Escola cria projeto para incentivar a literatura Infantil
Trata-se do projeto “Literatura Infantil” realizado pela professora Maria do Pilar Filho Carrijo para despertar o interesse das crianças e estimular o hábito da leitura. A ação obteve um resultado surpreendente, na avaliação da professora. “Dividi os capítulos da história por aula e é incrível o interesse que os alunos têm demonstrado”, disse.
O trabalho está sendo desenvolvido com as 21ª edições da coleção das histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo, do escritor infantil Monteiro Lobato, em duas fases. Na primeira os alunos interpretam e discutem o texto e depois usam a imaginação para criar a história e os personagens.
“Aproveito para reforçar a escrita deles e trabalhar produção de cartazes, desenho, pintura e a montagem dos bonecos, personagens da história como Visconde, Saci, Emília, Rabicó, Pedrinho, Narizinho e Dona Benta”, acrescenta a professora. No final, o material é exposto pelos alunos.
Agora os alunos querem ir além das histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo de José Bento Monteiro Lobato. “Os estudantes pediram pra eu falar mais do autor, das obras e o que ele significa para a Literatura Brasileira. Contei a eles toda a vida do autor”, lembra Maria do Pilar.
O projeto, que envolve crianças da 2ª fase do 1º ciclo B, começou em março deste ano e será aplicado enquanto durar o ano letivo, c
Comentários