Dia Mundial Sem Tabaco terá atividades de conscientização sobre perigos do fumo
O Ministério da Saúde também lançou a campanha com o tema: "Tabaco, mortal sob todas as formas e disfarces", em alusão às novas estratégias adotadas pelas companhias de cigarro para promover seus produtos.
Na campanha o Ministério da Saúde enfatiza quais são esses disfarces: maços de cigarro coloridos, com sabor, marcas com nomes inocentes, charutos, vistosas latas com fumo para mascar, cachimbos, cigarros de palha, de cravo, de Bali, são alguns.
Em Mato Grosso o Programa de Controle de Tabagismo tem, no Hospital Universitário Júlio Muller, uma referência no tratamento da doença. Os municípios de Sorriso e Rondonópolis estão em fase de implantação do programa.
A Secretaria de Estado de Saúde também está desenvolvendo, através da Coordenadoria de Prevenção e Controle do Câncer (COPCCA), uma pesquisa para realizar um levantamento estatístico em várias faixas etárias visando identificar como os adolescentes são introduzidos no consumo do cigarro e qual idade é a mais vulnerável ao tabagismo.
A coordenadora informou que a CPCC está trabalhando na instalação de grupos de apoio para ajudar no combate ao tabagismo, promove palestras nas empresas e disponibiliza o tratamento médico quando verifica essa necessidade.
Comentários