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Oficinas recebem máquinas para tratar gás de carros
Equipamentos para tratar e reutilizar o gás do ar-condicionado de carros foram distribuídos nesta segunda-feira a nove oficinas mecânicas do Distrito Federal e de Goiânia (GO).
Ao reutilizar o gás clorofluorcarbono, conhecido como CFC, as máquinas evitam que ele seja liberado na atmosfera e destrua a camada de ozônio. Outras 214 oficinas mecânicas de estados como São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Bahia, já receberam gratuitamente o equipamento como parte do Plano Nacional de Eliminação dos CFCs do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Mais 121 máquinas serão distribuídas para outros Estados.
Atualmente, na manutenção do ar-condicionado, o gás é liberado no ambiente e substituído por CFC limpo. Com o novo equipamento, as impurezas são retiradas e o gás retorna para o veículo. O CFC é um dos principais responsáveis pela destruição da camada de ozônio, filtro da terra para os raios ultra-violeta. "Se esses raios passam em excesso são capazes de provocar, por exemplo, câncer de pele e catarata", explica o diretor do Programa de Qualidade Ambiental do MMA, Ruy de Góes.
Uma das empresas beneficiadas é a Polar Ar-condicionado, de Brasília, que recebe diariamente cerca de 10 veículos com ar-condicionado que utiliza o gás prejudicial à camada de ozônio. Segundo o proprietário, Geraldo Borges, com o novo sistema o serviço fica mais rápido e mais seguro para os trabalhadores. "Quando o gás dos veículos que entram na loja é solto ele contamina o funcionário", conta. Os mecânicos das oficinas recebem treinamento do MMA e PNUD para operar os equipamentos.
A eliminação gradativa do uso do gás cloroflurocarbono é uma determinação do Protocolo de Montreal, assinado pelo Brasil em 1989. Desde 1995, os carros fabricados não utilizam mais o CFC no ar-condicionado. A partir do próximo ano, o Brasil não poderá mais importar o gás que não é fabricado no país.
Ao reutilizar o gás clorofluorcarbono, conhecido como CFC, as máquinas evitam que ele seja liberado na atmosfera e destrua a camada de ozônio. Outras 214 oficinas mecânicas de estados como São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Bahia, já receberam gratuitamente o equipamento como parte do Plano Nacional de Eliminação dos CFCs do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Mais 121 máquinas serão distribuídas para outros Estados.
Atualmente, na manutenção do ar-condicionado, o gás é liberado no ambiente e substituído por CFC limpo. Com o novo equipamento, as impurezas são retiradas e o gás retorna para o veículo. O CFC é um dos principais responsáveis pela destruição da camada de ozônio, filtro da terra para os raios ultra-violeta. "Se esses raios passam em excesso são capazes de provocar, por exemplo, câncer de pele e catarata", explica o diretor do Programa de Qualidade Ambiental do MMA, Ruy de Góes.
Uma das empresas beneficiadas é a Polar Ar-condicionado, de Brasília, que recebe diariamente cerca de 10 veículos com ar-condicionado que utiliza o gás prejudicial à camada de ozônio. Segundo o proprietário, Geraldo Borges, com o novo sistema o serviço fica mais rápido e mais seguro para os trabalhadores. "Quando o gás dos veículos que entram na loja é solto ele contamina o funcionário", conta. Os mecânicos das oficinas recebem treinamento do MMA e PNUD para operar os equipamentos.
A eliminação gradativa do uso do gás cloroflurocarbono é uma determinação do Protocolo de Montreal, assinado pelo Brasil em 1989. Desde 1995, os carros fabricados não utilizam mais o CFC no ar-condicionado. A partir do próximo ano, o Brasil não poderá mais importar o gás que não é fabricado no país.
Fonte:
Agência Brasil
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/298193/visualizar/
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