Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Domingo - 28 de Maio de 2006 às 19:10

    Imprimir


O Ministério das Relações Exteriores do Brasil manifestou neste domingo sua preocupação com os surtos de violência no Timor Leste e disse ter adotado medidas para garantir a segurança dos brasileiros que residem no país. "Em razão dos distúrbios ocorridos ontem, 27 de maio, 38 cidadãos brasileiros, entre os quais três crianças, foram acolhidos na Residência do Embaixador do Brasil e posteriormente conduzidos a lugares seguros", indicou em nota oficial o Itamaraty.

A nota diz ainda que outros "brasileiros contratados por agências internacionais para o desenvolvimento de projetos no Timor Leste foram temporariamente transferidos para Darwin, no norte da Austrália".

O comunicado acrescenta que o governo brasileiro "continua a acompanhar atentamente a situação no Timor Leste", e expressa preocupação com "a persistência de focos de tensão", assim como reitera seu "profundo sentimento de solidariedade" em relação ao país .

O Ministério das Relações Exteriores lembra que, "desde o início do processo de independência, no ano 2000, o Brasil apoiou os programas das Nações Unidas para a construção do Estado timorense e tem prestado cooperação técnica em áreas como agricultura, saúde, educação e assistência judiciária".

No processo que levou à independência do Timor Leste, o Brasil também contribuiu com tropas à missão dos capacetes azuis mobilizados pela ONU.

A última onda de violência, que se intensificou nos últimos dias, começou em abril com os distúrbios provocados pelos 591 soldados que foram expulsos do Exército após reivindicarem melhores condições de trabalho, e que agora pretendem derrubar ao atual governo.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/298321/visualizar/