Deputado estadual diz que pacote a produtores é “ilusão”
Segundo ele, o presidente Lula deveria tomar medidas objetivas em relação ao setor, como desonerar insumos, reduzir as taxas de juros e promover um refinanciamento das safras de 2004, 2005 e 2006, com uma carência média de cinco anos.
“Do jeito que foi colocado, o pacote não resolve. Até porque não serão R$ 60 bilhões de dinheiro ‘novo’, pois o governo já utiliza algo em torno de R$ 50 bilhões por ano para dar suporte à produção. E o valor anunciado, na verdade, é quase o mesmo usado normalmente. Para mim, isso é má-fé do presidente da República”, assinalou.
Riva acredita que o setor produtivo atingiu o pico da crise, e que medidas efetivas precisam ser adotadas. “O que mais preocupa o setor não são as dívidas bancárias, mas sim aquelas com a iniciativa privada, com as trades, com o comércio. Até porque é esse mercado o mais apto a fazer a economia se reoxigenar e o setor voltar a crescer”, afirmou.
O parlamentar defendeu que o segmento agropecuário se mantenha mobilizado em Mato Grosso e pressionando o governo Federal. “O momento é delicado e todos precisam continuar a mostrar a gravidade e a insatisfação em relação às medidas paliativas anunciadas”, disse. Riva sugeriu a organização de novas caravanas a Brasília e um contato maior com o Ministério da Agricultura.
Comentários