Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 26 de Maio de 2006 às 19:40

    Imprimir


Pela primeira vez, o Tribunal de Contas do Estado abre as portas do plenário para realização de atividade direcionada às jovens e mulheres do TCE, inclusive com a participação das filhas adolescentes dos servidores. A iniciativa da coordenadoria de Apoio Humano trouxe a discussão das doenças sexualmente transmissíveis (DST), especificamente o HPV (Human Papiloma Virus).

O encontro foi conduzido pelo Drº Dalton Ferreira, professor do departamento de ginecologia e obstetrícia da UFMT e Unic, que expôs a vergonha e a desinformação como os principais motivos pelo alastramento da doença entre as mulheres. O médico apontou que de 10 a 40% das mulheres sexualmente ativas, principalmente as jovens e adolescentes, são infectadas por um ou mais tipos de HPV.

A palestra reuniu servidores de todos os setores do TCE, inclusive contou a presença de um único pai, o servidor Jacques Marques de Moraes, que junto com sua filha e assistiram atentamente as explicações do médico. O doutor Dalton Ferreira alertou que o mais perigoso do HPV é que alguns tipos do vírus não apresentam sintomas, podendo ficar encubados no organismo até 10 anos.

O encontro também abordou temas sobre higiene pessoal, métodos contraceptivos e pílulas anticoncepcionais. “Essa interação entre pais e filhas é importante para quebra do silêncio que ainda existe nas famílias quando o assunto é a vida sexual das filhas e filhos. Promover o diálogo, consultar regularmente o médico e cuidar da própria higiene podem evitar complicações, infecções e contaminações”, concluiu.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/298694/visualizar/