Orquestra de Câmara promove concertos didáticos
Em 2006, milhares de crianças e adolescentes de 20 escolas da rede pública e privada de Mato Grosso serão beneficiadas pela iniciativa. Músicos e educadores da orquestra criaram um kit educacional interdisciplinar, no qual existem livros, fontes de pesquisa, apostilas e vídeos/DVD’s, além de um guia para a correta aplicação do material em sala de aula. Os professores também receberão um treinamento específico para transmitirem esse conhecimento aos alunos.
O programa de educação musical tem o educador como foco principal, complementando o currículo básico das escolas. O material foi preparado pela equipe da Orquestra e pode ser facilmente enquadrado no plano pedagógico do professor, contribuindo de diversas formas com as disciplinas regulares ministradas em sala de aula. “Assim, quando a escola assiste ao concerto, seja no teatro ou na própria escola, os alunos e professores têm o conhecimento necessário para aproveitar ao máximo a oportunidade”, diz o maestro. “Eles sem dúvida levarão as lembranças destes momentos por toda a vida”.
A Educação é parte fundamental na missão da Orquestra de Câmara de Mato Grosso. Desde sua criação em 2005 os músicos e toda a equipe administrativa do grupo dedicam grande parte de seu tempo e energia para levar música de concerto para crianças e adolescentes de diferentes classes sociais. “Os concertos didáticos ajudam a concretizar essa idéia”, diz Carvalho.
Experiência internacional
Para a implantação deste programa, a Orquestra conta com a experiência de dois profissionais experientes. O violoncelista inglês David Gardner e o contrabaixista norte-americano Mark Bergman são os coordenadores dos concertos didáticos em Mato Grosso. Para isso eles irão implantar uma logística largamente utilizada em seus países de origem. “Gardner e Bergman se mudaram trazendo uma bagagem de conhecimento educacional muito grande”, afirma o maestro. “Essa experiência será muito proveitosa para todos que participarem dos concertos”, conclui.
David Gardner: formou-se em violoncelo e piano em 2000, com honra e distinção, em um dos mais importantes conservatórios da Europa, o Trinity College of Music, em Londres. Estudou com grandes nomes do violoncelo como Paul Totelier, Richard Markson e Lowri Blake. Pelo seu recital de formatura recebeu o prêmio The John Barbirolli Prize, alcançando a maior pontuação do conservatório.
Terminada a fase de graduação, David Gardner integrou importantes orquestras inglesas como The Hallé, BBC Philharmonic, Opera North, Manchester Camerata e a Welsh National Opera Orchestra, fazendo concertos sob a batuta de renomados regentes como Mark Elder, Yan Pascal Tortelier, Sir George Solti, Stephen Kovachovich e Diego Masson. Como camerísta e solista, David apresenta-se constantemente no Reino Unido e em diversos países do mundo. Já participou dos festivais The Dartington International Summer Festival, The Huddersfield Contemporary Festival e The Villa-Lobos International Festival no Rio de Janeiro.
Em 2002 formou o Britton String Quintet, quinteto de cordas liderado por ele que excursiona constantemente em diversos países e realiza gravações. Com o violonista e regente Leandro Carvalho excursionaram pelo Brasil em 2003 e 2004, e pela Inglaterra em 2005, lançando o último trabalho gravado em parceria, o CD “London Poem” com peças Caetano Veloso, Tom Jobim e Villa-Lobos. A dupla David e Leandro também está a frente de um ambicioso projeto educacional, iniciado em 2005, financiado pelo governo inglês através da instituição Youth Music, com concertos didáticos realizados em escolas públicas da periferia de Londres.
Compositor e contrabaixista, o norte-americano Mark Elliot Bergman é o lider dos contrabaixos da Orquestra Sinfônica de New Haven e professor na George Mason University. Formado na Eastman School of Music, em 1999, Mark Bergman continuou seus estudos com mestrados nas prestigiosas Manhattan School of Music, em Nova York, e Yale School of Music, em New Haven, ambos com bolsa de estudos integral.
Participa regularmente dos Festivais de Música Peter Britt Music Festival e Cascade Music Festival, nos Estados Unidos. Como compositor, já recebeu encomendas do Elizabethtown College, The Governor’s School of NC, Ithaca College, e do Festival de Assis, na Itália. Em 1989 venceu o concurso de composição “Kappa Gamma Psi Composition Contest” com seu quarteto de cordas “Marlow’s Restraint”. Sua música vem sendo tocada nos Estados Unidos e em países europeus e vem sendo publicada pela editora “Amazing Music”. Mark Bergman já realizou mais de duzentos concertos educacionais em escolas e bibliotecas com a New Haven Symphony Chamber Players e também comandou a série ‘Clássicos no Campus’ com a Southern Connecticut State University.
CIN abre a primeira fase dos Concertos Didáticos
“O Colégio Isaac Newton foi escolhido para sediar o primeiro Concerto Didático de 2006 por ter sido a primeira a se manifestar”, explica Fábio Luiz de Almeida Bertacini, diretor da Academia de Artes do CIN. Além dessa escola, quatro outras escolas foram selecionadas para participar dessa primeira fase dos concertos, que vai de maio a junho. São elas: Escola Oscar da Costa Ribeiro, Escola Jaiminho, Colégio Liceu Cuiabano e Fundação Bradesco.
Agenda sua escola
Para saber mais sobre os programas educacionais da Orquestra de Câmara do Estado de Mato Grosso e para incluir sua escola na programação de 2006, visite o site www.orquestra.mt.gov.br ou entre em contato com a Orquestra através do e-mail educacao@orquestra.mt.gov.br
Comentários