Vettorato apresenta programa MT Regional para prefeitos da região Leste
Além do MT Regional, foi sugerida a implantação do Portal do Araguaia, um projeto do Governo em parceria com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), cuja finalidade é promover o desenvolvimento econômico e social dos Municípios de forma sustentável, diminuindo conseqüentemente as desigualdades regionais. A proposta de formação deste consórcio beneficia os Municípios de Bom Jesus do Araguaia, Ribeirão da Cascalheira, Alto da Boa Vista, São Felix do Araguaia, Luciara, Cana Brava do Norte, Porto Alegre do Norte, Confresa, Santa Terezinha, Vila Rica, Santa Cruz do Xingu, São José do Xingu, Novo Santo Antonio e Serra Nova Dourada.
Nesta região, já foram identificadas duas cadeias produtivas: abacaxi e leite. A estruturação da cadeia produtiva desta fruta consiste na implantação de uma indústria para processar a polpa cujos produtores devem ser beneficiados com o programa Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), do Banco do Brasil.
Aos prefeitos de Alto Boa Vista, Mário César Barbosa (PL), São Félix do Araguaia, João Abreu Luz (PMDB), Serra Nova Dourada, Marcos Roberto Reinert (PPS), Novo São Joaquim, João de Souza Luz (PPS), e secretários municipais, Vettorato destacou a importância da econômica no desenvolvimento da região para o Estado e os projetos em andamento nas áreas de infra-estrutura. “Não podemos pensar na redução das desigualdades sociais sem agir concretamente nos mecanismos que permitam o desenvolvimento econômico com sustentabilidade. O desenvolvimento não acontece no meu gabinete ou no Palácio Paiaguás (sede do Poder Executivo) e sim nos municípios”, disse o secretário.
Os prefeitos elogiaram a iniciativa do Governo do Estado e da AMM em formatar os consórcios para estruturar as cadeias produtivas. “A proposta é interessante. Temos que ter continuidade das ações pois nossa região é muito carente”, comentou o prefeito de Serra Nova Dourada, Marcos Dourado Reinert.
Segundo ele, os prefeitos da região já iniciaram um processo de mobilização para alavancar as cadeias produtivas, entre as quais a da bovinocultura com a instalação de frigoríficos na região.
Para o prefeito de Novo Santo Antônio, João de Souza Luz, a parceria com os consórcios irá fortalecer a região com a integração dos Municípios que até então estavam “no Vale dos Esquecidos”. “Unidos somos mais fortes e com as cadeias produtivas vamos direcionar nossas ações”, disse ele, citando exemplos de projetos fracassados lançados nas administrações estadual passadas.
Mais que fortalecer a economia da região rica em pecuária, fruticultura e grãos, o prefeito de Alto Boa Vista disse que o projeto do MT Regional dará viabilidade da comercialização da produção a fim de agregar valor à produção e gerar renda. “O Governo hoje está mais presente e não somos mais o ‘Vale dos Esquecidos’”, disse Mário César Barbosa, citando o até então projeto que previa a criação do Estado do Araguaia em virtude da “pouca ou nenhuma atenção que era dada à região do Araguaia antes do Governo Maggi”.
Escola Agrícola
Em extensa agenda de trabalho, o secretário Vettorato, acompanhado pelos prefeitos, o coordenador dos consórcios intermunicipais de desenvolvimento, Neurilan Fraga, o secretário-adjunto de Gestão e Agronegócio, Fabiano Dall Agnol, e o presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Aréssio Paquer, visitou a Escola Rural José Rodrigues, inaugurada em 1988.
Estabelecimento de ensino agrícola que formou centenas de alunos, a escola estava abandonada e começa a ser recuperada nos próximos dez dias para atender os 13 Municípios do consórcio. A reforma será feita numa parceria do Estado com o Município de Alto Boa Vista. No local, serão oferecidos cursos de capacitação para técnicos na área agrícola.
À noite, a comitiva do Governo do Estado e os prefeitos participaram da abertura da 1ª Expoleite. O evento terá palestras técnicas (trato e manejo de animais), além de outras atrações. Na região, o leite está sendo considerado uma alternativa econômica para gerar mais renda e agregar valor a produção da bovinocultura.
Reunião
Nesta sexta-feira (26.05), o secretário Vettorato discute com prefeitos do consórcio intermunicipal do Médio Araguaia e técnicos da Empaer o novo modelo de gestão e atuação da empresa ligada à Seder, dentro do consórcios. O projeto de parceria do Estado com a AMM e prefeitos visa fomentar a economia nas regiões para promover o desenvolvimento econômico e social dos Municípios de forma sustentável, diminuindo as desigualdades regionais, mortalidade infantil e a taxa de analfabetismo - e o MT Regional. Fazem parte do consórcio os Municípios de Água Boa, Araguainha, Araguaiana, Campinápolis, Canarana, Cocalinho, General Carneiro, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Ribeirãozinho, Torixoréu, Gaúcha do Norte, Barra do Garças, Ponte Branca e Querência do Norte.
Comentários