Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 25 de Maio de 2006 às 23:10

    Imprimir


Cuiabá, MT – Com o objetivo de reforçar a parceria no projeto “Espaço Vitória”, o prefeito Wilson Santos esteve presente hoje (25) no Centro de Permacultura do Instituto Centro de Vida – ICV. A visita fez parte do programa Prefeitura em Movimento, nesta semana realizada no bairro Jardim Vitória, em Cuiabá. Santos conversou com vários beneficiários do projeto, do qual o Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP-MT) e a ONG Moradia e Cidadania também são parceiros.

O ´´Espaco Vitoria´´ é um projeto patrocinado pelo Programa Petrobras Fome Zero e tem como meta estimular a geração de renda e aumento de possibilidades de trabalho por meio de capacitação e atividades educativas e socioambientais. Em breve serão oferecidos no local cursos de alfabetização, de informática e o incentivo a criação de duas cooperativas: uma de costureiras e outra de produtores de composto orgânico. A cooperativa de costura, com 25 mulheres, será oficializada nesta sexta-feira (26), às 14h, no Centro de Permacultura. “O nosso objetivo é ajudar a melhorar a qualidade de vida da população, combinando a dimensão social e ambiental”, afirmou Sérgio Guimarães, coordenador executivo do ICV. “Nossa vontade é somar forças e recursos para capacitar a comunidade, gerar emprego, dar esperança, alternativas para os moradores do Jardim Vitória e expandir esse trabalho a outros bairros da região”, complementou.

Na oportunidade Wilson Santos, pôde conhecer de perto as ações que a ong vem desenvolvendo na comunidade, reconheceu a importância do projeto e destacou o trabalho do ICV em Mato Grosso. “Nós não temos receio em avançarmos nas parcerias porque sabemos que do outro lado tem uma entidade que trabalha com compromisso e conhece profundamente a área”, afirmou.

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Infra-estrutura, irá fazer o transporte diário de resíduos orgânicos de empresas e indústrias para o Centro de Permacultura, onde 25 pessoas trabalharão na produção de composto orgânico. Outras ações deverão ser formalizadas em breve. “Nós vamos investir em parceria em todos os setores. Quanto mais a sociedade puder idealizar e administrar projetos como este, o resultado para população é melhor”, finalizou o prefeito. Além do prefeito, estiveram presentes o secretário de Infra-estrutura, Andelson Gil do Amaral, de Cultura, Mário Olímpio, o de Planejamento, Reginaldo Conceição Amorim e o de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Vieira.

Continuidade Desde o ano 2000 o ICV desenvolve projetos socioambientais na região do Jardim Vitória. Até 2003 o local abrigou o projeto “Quintais Produtivos - Alternativa Econômica e Ambiental para Moradores de Bairros Periféricos de Cuiabá”, trabalhando com a produção de alimento orgânico em quintais. Ao longo de quatro anos, o projeto capacitou mais de 200 famílias carentes, através de cursos que contribuíram com o desenvolvimento de alternativas de renda e o resgate de sua auto-estima e cidadania. Apoiou a implantação de 150 hortas orgânicas nos seus quintais, contribuindo diretamente para a melhoria da segurança alimentar, saúde e renda. Desde então o centro vem sendo utilizado por vários segmentos da sociedade onde acontecem reuniões do Grupo da Terceira Idade, ensaios de teatro e curso de balé clássico para 50 crianças da comunidade.





Fonte: Estação Vida

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/298906/visualizar/