Seduc realiza capacitação para Censo Escolar 2006 e PAC
A capacitação compreende três etapas e está sendo realizada por pólos. A primeira etapa já aconteceu em Várzea Grande e em Cuiabá. Além dessas duas cidades, Rondonópolis e Sinop serão pilotos do PAC Completo. Já os demais municípios do Estado farão o PAC Simples, que é um programa “off-line” (sem necessidade de estar conectado à internet), que permite a atualização do cadastro de 2005 para 2006.
Conforme a superintendente adjunta de Modernização Institucional da Seduc, Rosângela Garcia da Cunha, na primeira etapa da capacitação estão sendo repassadas todas as informações gerais do Censo 2006. Entre elas, a coleta de dados e preenchimento dos formulários, e do PAC, que vai atualizar os dados dos professores e alunos informados em 2005.
A segunda etapa será a parte prática da capacitação e vai ocorrer em laboratórios de informática. Na ocasião os participantes vão digitar os dados coletados, ou seja, preencher o cadastro. Já a terceira etapa, compreende o envio do cadastro atualizado para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Na segunda quinzena de junho a capacitação será iniciada nos outros pólos do Estado. A previsão, segundo Rosângela Garcia, é que as três etapas da capacitação sejam encerradas no Estado até o dia 02 de julho, embora o prazo estipulado pelo Ministério da Educação é 07 de julho.
Em 2005, 82% das escolas realizaram o cadastro no Programa Gerador de Cadastro (PDC), atual PAC. Os cadastros dos 18% restantes serão gerados neste ano.
Programa Administrativo de Cadastro
Além de complementar à base de dados do Censo Escolar, o PAC visa garantir a precisão das informações sobre os alunos e professores, possibilitando a realização de diagnósticos aprofundados sobre a educação.
Também visa assegurar a eqüidade e a transparência na distribuição e na gestão dos recursos destinados à educação básica; subsidiar a formulação, a implementação e o monitoramento de políticas orientadas para a melhoria da qualidade e da eqüidade na educação, e apoiar o aprimoramento da gestão educacional, fornecendo dados para o planejamento da oferta de insumos educacionais e o acompanhamento da trajetória escolar dos alunos.
Comentários