Bolsa Família atende 78,2% das famílias pobres de MT
Vera apontou os dados durante um aparte ao pronunciamento do deputado José Carlos do Pátio, do PMDB. Pátio apresentava aos parlamentares presentes os dados de uma pesquisa divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome, sobre a situação da fome no país.
De acordo com a deputada Vera, o Bolsa Família já está atendendo a 78% das famílias pobres do país. Em três anos houve a ampliação do controle de freqüência escolas para 77,5% dos alunos de 91% das escolas. Um dos requisitos para que as famílias sejam beneficiadas é a manutenção das crianças em sala de aula.
O Bolsa Família representa um investimento mensal de 6,6 milhões de reais mensais em Mato Grosso (valor do repasse de dezembro de 2005). Em todo o ano passado, os repasses chegaram a 68 milhões. O valor médio do repasse para cada família é de 56,09 reais. De acordo com a deputada, o município que recebeu mais recursos foi Cuiabá, com 1,18 milhão de reais para 19.646 famílias. Em seguida ficou Várzea Grande, com 10.962 famílias e Rondonópolis em terceiro, com 8.052 famílias
Conforme um relatório lido pela deputada sobre o programa, o Bolsa Família articula três eixos específicos: o alívio imediato da pobreza, por meio da transferência direta de renda às famílias beneficiárias; a ruptura do ciclo intergeracional da pobreza, por meio das condicionalidades que reforçam o exercício de direitos sociais nas áreas da saúde e educação e os programas complementares, que são as ações coordenadas dos governos e da sociedade nas áreas de geração de trabalhão e renda e alfabetização.
Comentários