Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 25 de Maio de 2006 às 10:29

    Imprimir


O consumidor de Cuiabá já pode exigir nas farmácias a compra dos medicamentos fracionados. Muitas delas já estão disponibilizando comprimidos unitários, comprados de acordo com a necessidade e a receita médica.

Medicamentos fracionados são remédios fabricados em embalagens especiais e vendidos na quantidade exata prescrita pelo médico. Por exemplo, se você tem que tomar quatro comprimidos, não precisa mais comprar a caixa com 15.

Atualmente, 26 tipos de medicamentos têm autorização para serem comercializados de forma fracionada. Entre eles antibióticos, expectorantes, anti-hipertensivos, diuréticos, antilipêmicos e antiulcerosos.

De acordo com informações do site do Ministério da Saúde, a expectativa é de que até o final de maio, outros quatros laboratórios sejam licenciados e a quantidade aumente de 26 para 55.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já autorizou que dois laboratórios fabriquem medicamentos próprios para serem fracionados, em uma embalagem especialmente desenvolvida para ele, com todas as informações e orientações necessárias.

Como por exemplo a cartela destacável, data de validade nas cartelas e não mais na caixa, além do maior número de bulas em cada caixa de remédio.

É importante ressaltar que apesar da venda de remédios fracionados já ser obrigatória, o consumidor precisa ter consciência de que essas medidas preventivas são para a saúde dele. Portanto, não deve aceitar que o farmacêutico corte a cartela com uma tesoura. Além disso, tem o direito de exigir a bula, para evitar maiores danos.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/299013/visualizar/