Os mascarados no 2º Salão do Turismo em São Paulo
Nesse evento de nível internacional a dança dos mascarados foi escolhida para representar o estado tendo em vista sua beleza excentricidade e simbolismo cultural que já avançou fronteiras até mesmo fora do país.
A Dança dos Mascarados é muito apreciada nas Festas de São Benedito e do Espírito Santo em Poconé, festas tradicionais da região. Não se sabe de onde veio, nem quem a introduziu, mas com certeza tem influência dos costumes indígenas e do colonizador espanhol e português. Os participantes são apenas homens, devido ao grande esforço físico requerido, ao ritmo e passos largos que esta dança exige. Os artistas usam máscaras para não serem identificados. Seus chapéus são enfeitados com plumas, espelhos e outros acessórios coloridos. Cada dançarino prepara sua roupa, fazendo com que ela fique muito brilhante. Desde 1915 a tradição dos Mascarados é passada de pai para filho. Hoje é coordenada pelo professor João Benedito da Silva. Atualmente o grupo está organizado em grupo mirim, adultos e veteranos. A Dança dos Mascarados é atualmente a principal apresentação realizada em festas tradicionais de santos em Mato Grosso e em eventos turísticos. É orgulho do povo poconeano e do povo mato-grossense, sentido na música, dança, brilho, encanto e exaltação, por isso foi escolhida para representar o estado no 2º Salão do Turismo.
Os mascarados e demais representantes de Poconé farão parte de uma caravana composta por prefeitos, secretários municipais, empresários, operadores de turismo, agência de viagens e artesãos, vai representar Mato Grosso. O Salão do Turismo terá a participação dos 26 Estados e mais o Distrito Federal. O público-alvo são gestores públicos, empreendedores de micro e pequenas empresas, profissionais do setor, operadores e agentes de viagens, jornalistas, pesquisadores, professores, estudantes e o público em geral.
Os cinco roteiros de Mato Grosso a serem apresentados estão situados nos Pólos Amazônia, Araguaia, Pantanal e Cerrado. Os organizadores do 2º Salão do Turismo - Roteiros do Brasil esperam receber mais de 100 mil visitantes. O programa pretende alcançar a meta do Plano Nacional do Turismo, que prevê, até 2007, três roteiros em cada estado com padrão de qualidade internacional.
Comentários