Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 24 de Maio de 2006 às 01:40

    Imprimir


Mais de mil crianças e adolescentes assistiram na tarde desta terça-feira ao musical Saltimbancos, de autoria do cantor e compositor Chico Buarque, no Teatro Universitário. O sucesso de público foi tanto que os organizadores decidiram fazer mais uma sessão. O espetáculo realizado pelo Departamento de Artes do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi dirigido por Simone Félix e patrocinado pelo Projeto Unimediano de Ação Social da Unimed Cuiabá (Pró-Unim).

Além dos 18 atores, que são estudantes da universidade, o musical contou com a participação de 35 crianças atendidas pelo projeto da Unimed Cuiabá, que compuseram o coro infantil.

A platéia foi composta por alunos de escolas públicas e particulares e integrantes do Projeto Canção de Roda, que dá atendimento a surdos-mudos. Muitas delas nunca tinham ido ao teatro antes. Caso de Rayssa Emeliane da Silva, de 11 anos, estudante da 6a série da Escola Estadual Alexandre Ferreira Mendes, mudou para Cuiabá no último sábado. “Nunca fui ao cinema nem ao teatro. Acho que a peça vai passar uma mensagem de alegria”, disse pouco antes de entrar. A colega de Rayssa, Cristiane Soares Sousa, de 13 anos, morava em um sítio no Rio Manso. Ela também estava ansiosa para assistir ao primeiro espetáculo no teatro. “Quero ver o que vão mostrar e ensinar”, afirmou.

A fonoaudióloga do Projeto Canção de Roda, Heloísa Carvalhinha, explicou que a peça não seria traduzida em Libras para os surdos-mudos. “Eles entendem a mensagem pela própria encenação e pela leitura oro-facial”, disse. Mateus Magno Silva, 12 anos, e Euclides José dos Santos Filho, 15 anos, por meio de gestos, mostraram que estavam felizes com a apresentação de teatro na tarde fria.

Para a professora Márcia Aparecida Iafelice dos Santos, da Escola Ferreira Mendes, a iniciativa é uma ótima oportunidade de levar cultura às crianças com pouco acesso. “Além disso, é uma oportunidade de vivenciar um ambiente diferente”, afirmou ressaltando que elas aprendem a respeitar o ambiente, o espaço, as pessoas e a apresentação.





Fonte: Pau e Prosa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/299164/visualizar/