Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 20 de Maio de 2006 às 09:02

    Imprimir


O Curso de Regência de Bandas que visa à capacitação de músicos do estado está a todo vapor. Começa hoje, o segundo módulo do Curso com aulas das 08h às 12h, e no período da tarde das 14h às 18h na sede do Projeto Ciranda, localizada na rua Tenente Lira, 531, bairro Pico do Amor. Os alunos que não residem em Cuiabá e Várzea Grande terão translado do hotel para o curso, com van saindo do Hotel Panorama às 07h30.

O Curso tem o objetivo de capacitar e possibilitar trabalho e renda no Estado, através da música. Ao todo são 56 alunos, de 19 municípios de Mato Grosso. O curso entra em seu terceiro ano e a novidade para esta edição é que passa a ser fruto de uma parceria que envolve o Governo do Estado e o Projeto Ciranda, uma iniciativa focada exclusivamente na música e que também completa o seu terceiro ano.

Serão nove módulos durante todo o ano. “A qualificação na área é escassa e o curso é ótimo, um incentivo do governo para melhorar o nível da música”, comentou a saxofonista Grazielle Louvada. Ela é aluna do curso de música da UFMT, integrante de uma banda exclusivamente de mulheres, a Bionne, e toca na Orquestra de Sopros, no projeto Ciranda “Aprimorar o conhecimento é sempre bom, eu gostaria de reger uma banda”, disse ainda Grazielle.

Professores e programação

O maestro Murilo Alves, regente da Orquestra de Sopro do Projeto Ciranda, é o coordenador do Curso de Regência de Bandas. Ele será o responsável por uma disciplina que abrange basicamente dois aspectos da formação dos regentes: o ensino coletivo dos instrumentos e a iniciação à regência.

Sidnei Duarte, professor do Ciranda, será o responsável pela Teoria Musical no Curso de Regência, e Katyuscia Ribeiro, professora do Departamento de Artes da Universidade Federal de Mato Grosso, será incumbida da disciplina Percepção. Vera Tomé, violinista da Orquestra de Câmara do Estado e formada na Universidade de Brasília – Unb, vai ensinar Apreciação Musical.

Érica Hindrikson, maestrina da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, ministrará os últimos módulos do Curso, que terão o foco na regência. Ela e alguns dos melhores alunos do Curso de Regência, vão reger a Orquestra de Sopros do Ciranda no final do ano, no concerto de encerramento do Curso, previsto para dez de dezembro.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/299994/visualizar/