Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Sábado - 20 de Maio de 2006 às 04:00
Por: Lorenzo Falcão

    Imprimir


Diamantino é um dos municípios mato-grossenses cujo patrimônio histórico merece atenção especial. Uma comitiva de representantes políticos dessa cidade, liderada pelo prefeito Francisco Ferreira Mendes, esteve no gabinete do secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, para tratar de projetos voltados para a revitalização patrimonial.

“Vamos buscar uma ação mais agressiva para revitalizar o patrimônio diamantinense, assim como já estamos fazendo com Cuiabá e Vila Bela da Santíssima Trindade”, disse o secretário João Carlos aos políticos de Diamantino. Ele salientou que o projeto voltado para o centro histórico da cidade já está, inclusive, aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, e que essa ação está em vias de obter apoio também junto ao Ministério da Cultura – MinC.

Outra ação pontual voltada para esse patrimônio, a ser desenvolvida com recursos do Governo do Estado, em parceria com a prefeitura local, diz respeito à revitalização da Casa dos Padres, um prédio histórico daquela cidade. “Secretário, quero solicitar o total acompanhamento das obras nesse sentido, para que tudo seja feito de forma adequada”, propôs Ferreira Mendes. Ele disse que a Prefeitura de Diamantino vai abrir suas portas para que a Secretaria de Estado de Cultura coordene a ação.

Em relação ao centro histórico, João Carlos explicou que o rebaixamento das fiações elétrica e telefônica vai mudar o visual da cidade, mas é preciso que os proprietários dos imóveis dessa região tenham consciência de que é necessário padronizar o visual de toda a área revitalizada. “A revitalização vai aumentar a auto-estima de toda a população, como acontece em todas as cidades onde esse procedimento é adotado”, destacou João Carlos.

Francisco F. Mendes informou que a Prefeitura está providenciando a reedição de uma obra histórica sobre aquela região, um livro escrito pelo Padre Moura, religioso bastante conhecido em Diamantino, e que está sendo atualizado. O lançamento vai ocorrer em 18 de setembro, aniversário do município. O secretário aventou a possibilidade do lançamento da obra acontecer também durante a Literamérica, a Feira Sul-Americana do Livro, que acontece de 16 a 24 de setembro.

A reunião teve ainda na pauta a recuperação do Posto Telegráfico da Expedição Rondon situado em Diamantino. Os encaminhamentos nesse sentido foram proveitosos. Além do prefeito Ferreira Mendes, estavam no gabinete do secretário os vereadores Wilson P. dos Santos, José Rosevaldo S. de Souza, Gisa de Souza, a secretária municipal Adélia Maria dos Santos e José Araújo Lacerda, representando a diocese de Diamantino.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/300044/visualizar/