Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 19 de Maio de 2006 às 12:56
Por: Jonas da Silva

    Imprimir


Pecuaristas de todas as regiões do Estado liberam nesta sexta-feira (19.05) o acesso às unidades do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), após um dia de debate com toda a cadeia produtiva. A decisão veio após uma reunião da Câmara Setorial da Carne, mediada pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato. Depois dessa reunião, 26 produtores se reuniram na sede da Federação da Agricultura e Pecuária (Famato), ontem (18) à noite, para votar a retirada das trancas.

Os principais fatores de convencimento dos pecuaristas foram os apelos da Associação de Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e de plantadores de banana, cujas atividades estavam sendo prejudicadas com, respectivamente, o transporte para comercialização de animais e envio de documentos de controle sanitário. No caso da suinocultura, o agravamento é maior, pois começava a faltar farelo para os suínos.

Da reunião da Câmara Setorial, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural, participaram também pecuaristas, o presidente do Sindicato das Indústrias Frigoríficas do Estado de Mato Grosso (Sindifrigo), Luiz Antônio Freitas Martins, o presidente da Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Jorge Pires de Miranda, representantes da Famato, os secretários de Fazenda, Waldir Teis, e de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alexandre Furlan.

O presidente do instituto, Décio Coutinho, disse que a decisão é um sinal de bom diálogo entre toda a cadeia produtiva, uma vez que normaliza os trabalhos. Coutinho disse que 51 unidades do Indea estavam bloqueadas até esta quinta-feira (18.05) para entrada de servidores e saída de equipes para trabalho em campo. O presidente disse que, apesar do obstáculo, a segunda campanha anual de vacinação contra febre aftosa, que se estende até dia 31 deste mês, está em andamento, sem alteração da programação.

Os bloqueios de instalações do Indea começaram na segunda-feira (15), em movimento espontâneo de adesão de criadores de bovinos e de outros segmentos da pecuária em apoio ao protesto do "Grito do Ipiranga", dos agricultores.

Em alguns municípios, os desbloqueios da entrada das unidades serão feitos somente com a chegada de líderes do movimento à região, porque eles detêm as chaves das correntes que fecham as unidades do Indea.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/300177/visualizar/