Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 17 de Maio de 2006 às 06:09

    Imprimir


Uma comitiva de prefeitos liderada pelo presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios - AMM, José Aparecido dos Santos, Cidinho, está em Brasília participando da mobilização dos produtores rurais de todo País. Cidinho explicou que os prefeitos aderiram à mobilização porque entendem a importância do agronegócio para a economia de Mato Grosso. “A crise do agronegócio atinge diretamente a arrecadação dos municípios, principalmente dos municípios produtores. Além disso, a crise provoca um caos social nos municípios, gerando desemprego e outras conseqüências”, salientou.

Os prefeitos de Primavera do Leste, Campo Verde, Nova Ubiratã, Santa Cruz do Xingu, Juína, Paranatinga e o presidente da AMM, também participaram da mesa redonda coordenada pelo governador Blairo Maggi, ocasião em que o Ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, informou que novas medidas para o setor Agrícola serão divulgadas no próximo dia 25 de maio, quando o ministro vai anunciar o Plano Safra e o projeto de reestruturação do setor agrícola, incluindo a renegociação da dívida dos produtores rurais.

Durante a mobilização, oito governadores entregaram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva um documento que destaca 25 pontos de correção na política econômica atual. Entre as reivindicações estão a suspensão por 120 dias de todos os vencimentos dos financiamentos e dívidas rurais, garantia de preços mínimos condizentes com custos de produção e a desoneração de impostos sobre os insumos agrícolas. Na carta de reivindicações, os governadores pediram ações estruturais e na política econômica. Para a primeira, apontaram a urgência da restauração das rodovias federais e registro para importação de agroquímicos genéricos do Mercosul.

Da maior parte dos pontos, dez deles são relacionados `a questões de formação de renda e mudanças na política agrícola. Além de preços mínimos para comercialização e redução de impostos, os governadores também solicitaram ao presidente Lula a alocação de R$ 2,8 bilhões no Orçamento da União para política de garantia de preços mínimos




Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/300676/visualizar/