Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Terça - 16 de Maio de 2006 às 17:35

    Imprimir


Caravana se apresenta no Teatro da UFMT no domingo (22.05), a partir das 20hs

A última apresentação do projeto Pixinguinha em Cuiabá neste ano será na segunda-feira (22.05), a partir das 20hs, no teatro da UFMT. Nesta edição a caravana traz os músicos Sérgio Barros, Sueli Costa e Suely Mesquita. A exemplo das apresentações anteriores, um quilo de alimento não perecível será trocado por um ingresso. A última caravana do Projeto veio a Cuiabá em abril e lotou com mais de 500 pessoas o teatro da UFMT.

O Pixinguinha é fruto de uma parceria entre a Fundação Nacional de Arte, entidades privadas e, em Mato Grosso, da Secretaria de Estado de Cultura. “O projeto é um dos maiores na área de música popular no Brasil”, afirma Carlinhos Ferreira, coordenador de Intercâmbio Cultural da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso. “Os artistas que participam do projeto têm grande projeção; no entanto, estão fora do eixo principal da música, sendo pouco vistos pela mídia. Mostrar esses talentos é um dos principais aspectos do Projeto Pixinguinha”, explica. Além de divulgar outros talentos nacionais, o Pixinguinha promove uma interação mágica de ritmos, sons, músicos e platéia.

Os músicos desta edição são bastante conhecidos do circuito alternativo de música popular brasileira. Conheça mais sobre eles:

Sérgio Barros: cearense, Barros tomou o caminho inverso à maioria dos músicos da região no início dos anos 80. Ao invés de buscar formação e trabalho na região sudeste, optou por morar em Boa Vista, Roraima, e lá desenvolver a sua musicalidade. Desde então, tem atuado como professor de música, compositor, arranjador e produtor na região. Sérgio tem o repertório eclético, com músicas que vão do samba ao reggae, com toques de outros ritmos como o blues. Seu primeiro álbum, Tudo Pode Ser, com composições próprias e em parceria com outros músicos.

Sueli Costa: carioca criada em Minas, Sueli começou a estudar violão na adolescência. Começou a compor quando estudava Direito, na década de 60. Sua primeira canção gravada por uma cantora conhecida nacionalmente foi Nara Leão, com a música Por Exemplo, Você. Hoje Sueli tem seis discos gravados e é uma das compositoras mais respeitadas da MPB.

Suely Mesquita: é cantora, compositora e preparadora vocal. Seu álbum de etréia, Sexo Puro (2002), será relançado em breve pela Duncan Discos, da cantora Zélia Duncan, sua parceira. Suely foi selecionada como compositora no Festival da Música Brasileira da TV Globo (2000) e para o projeto Rumos Musicais, do Instituto Itaú Cultural (2001). Foi uma das artistas escolhidas para shows nas Salas Funarte, tanto do Rio de Janeiro como de Brasília, no edital Pauta Funarte de Música Brasileira em 2005.

Em 2006, esta será a terceira edição do Pixinguinha em Cuiabá. A capital mato-grossense faz parte do circuito do projeto desde 2004, quando o Pixinguinha teve suas atividades retomadas após uma pausa de sete anos. Em 2005, 20 caravanas percorreram 53 cidades e cativaram um público de mais de 80 mil pessoas.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/300728/visualizar/