Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 15 de Maio de 2006 às 14:32

    Imprimir


Como milhões de pessoas em todo o mundo, você tem um iPod, o player digital de música líder de mercado produzido pela Apple Computer, e talvez tenha gastado um bom dinheiro adquirindo canções na loja online de música iTunes, da empresa. Mas você realmente é dono das canções? Determinar a resposta a essa questão, depende da maneira pela qual se define "propriedade".

"Propriedade implica controle, e se você adquiriu as faixas na iTunes, você não tem controle completo", disse Rob Enderle, presidente do Enderle Group, um instituto de pesquisa de mercado.

As canções compradas na loja online da Apple tocam sem problemas, evidentemente, desde que você as execute no software exclusivo da loja ou em um iPod, grave um CD (você só pode gravar a mesma "playlist" sete vezes) ou as ouça numa transmissão sem fio do player para seu aparelho de som.

O software FairPlay que a Apple desenvolveu para administração digital de direitos (DRM) impede que você ouça as canções compradas via iTunes em um player da Dell, Creative, Sony ou de outros fabricantes.

O software de DRM é a maneira que a Apple encontrou de impedir a pirataria e constitui boa parte da razão para que a indústria fonográfica tenha recebido a iTunes Music Store de maneira tão calorosa.

É certo que os concorrentes da Apple, como a Sony e a Microsoft, têm tecnologias próprias de DRM para se proteger contra a pirataria, mas nenhum deles obteve tanto sucesso quanto a Apple, nesse ramo. A empresa detém 70 por cento do mercado norte-americano de música para players digitais, e participação ainda maior no mercado de música vendida online.

Além de ter as canções adquiridas na iTunes "aprisionadas" no iPod e no iTunes, não é fácil transferir as músicas de um iPod -quer você as tenha comprado ou copiado de um CD- de volta a um computador. Embora seja possível fazê-lo, a Apple não facilita o processo, porque está tentando desencorajar a pirataria.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/300960/visualizar/