Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 15 de Maio de 2006 às 11:00

    Imprimir


Mais de 10 prefeitos de toda a região norte de Mato Grosso se reuniram com o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato e o superintendente regional do Banco do Brasil, Renato Barbosa, na sexta-feira, 11, na Chácara Disnorte, a fim de tratar da implantação de dois consórcios intermunicipais de desenvolvimento econômico e sócio-ambiental.

A intenção, através da criação dos consórcios, é fomentar o desenvolvimento de cadeiras produtivas da pupunha, leite, café, castanha, ovos de codorna, entre outros, além da fruticultura, como abacaxi, acerola, açaí, por exemplo. "Temos uma indústria de conservas no Município, a Carpelo, que sofre por causa da falta de matéria-prima. Com este projeto, vamos conseguir solucionar este problema, mas principalmente, oferecer uma outra alternativa de renda para os produtores", contou o prefeito de Sinop, Nilson Leitão.

De acordo com ele, a proposta vem somar com a idéia de fomentar a economia não só de Sinop como de toda a região, já que o produtor terá condições reais e seguras de contrair financiamentos em função da garantia absoluta de que a indústria irá absorver toda a produção. "As prefeituras e secretarias de Agricultura também serão parceiros dos produtores. Em nosso caso, estaremos oferecendo as sementes, com preço diferenciado, incentivando o agricultor a entrar no consórcio", disse Leitão.

O Estado, por sua vez, que também terá participação ativa no projeto, se propõe a apoiar os consórcios através de convênios e parceiras com o Serviço Brasileiro de apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Sena)i, MT Fomento e Banco do Brasil.

"Vamos estimular nosso produtor a procurar alternativas que possam gerar mais emprego e renda, bem como mudar a nossa realidade atual. Se não abrirmos nossos olhos para o que está bem à nossa frente, corremos o risco de perder tudo o que temos", declarou Vetoratto.

Fazem parte do consórcio do Vale Juruena os Municípios de Juruena, Aripuanã, Juína, Cotriguaçu, Coliniza e Castanheira. Já o Portal da Amazônia I contempla Paranaíta, Apiacás, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Alta Floresta e Carlinda.

O encontro promoveu, além desta reunião, uma visita às instalações da Carpelo e ao campo experimental da indústria.





Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/301012/visualizar/