Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 14 de Maio de 2006 às 10:12

    Imprimir


O governador Blairo Maggi (PPS) se mantém numa situação privilegiada e, sem adversário capaz de ameaçá-lo nas urnas, seria reeleito hoje com percentuais que variam de 44% a 48% das intenções de voto (55,7% a 69,56% dos votos válidos). Os índices mudam conforme os nomes projetados como virtuais adversários. Em 2002, Maggi conquistou o Palácio Paiaguás no primeiro turno com 618.582 votos (50,66% dos válidos).

A primeira pesquisa deste ano do Gazeta Dados, realizada entre 5 e 7 deste mês, com abrangência estadual, revela liderança de Maggi em todos os cenários. A candidatura que aparece em segundo lugar, porém distanciada da do governador, é da senadora Serys Marly (PT), com índices entre 9% e 14%, o que representa entre 11,39% a 20,28% dos votos válidos.

Na simulação espontânea - em que se pergunta o voto, mas não se apresentam nomes dos candidatos -, Maggi se distancia ainda mais de virtuais concorrentes. Chega a 31% (72,09% dos votos válidos, com exclusão de brancos e nulos) - leia matéria nesta página.

Mesmo faltando quatro meses para as eleições, o quadro eleitoral continua indefinido. Devido à verticalização, que obriga os partidos a repetirem nos Estados a mesma aliança para a Presidência da República, os líderes das legendas estão no aguardo da "costura" nacional para fecharem acordos e candidaturas, principalmente as majoritárias.

Por enquanto, apenas dois estão em pré-campanha ao Palácio Paiaguás: Maggi e Serys. Apesar disso, nas amostragens o Gazeta Dados simula outras eventuais candidaturas ao governo estadual, como dos senadores Jonas Pinheiro (PFL) e Antero Paes de Barros (PSDB). Também são colocados para análise do eleitorado os nomes do deputado estadual Zé Carlos do Pátio (PMDB) e do federal Wellington Fagundes (PL) que, ante ser incluído da lista de 16 parlamentares que serão investigados por suposto envolvimento em esquema de fraudes na compra de ambulâncias, não descartava entrar na "briga" pelo governo do Estado.

Esta é a quarta pesquisa feita pelo Gazeta Dados (três no ano passado) sobre projeções dos eventuais candidatos à sucessão estadual de 2006. Foram feitas mil entrevistas em 57 municípios, divididos em sete regiões (Baixada Cuiabana, Sul, Sudoeste, Médio-Norte, Norte, Noroeste e Araguaia). A técnica aplicada é a Survey, que consiste na utilização de questionário estruturado e padronizado a uma amostra representativa por quotas proporcionais às características socieconômicas da população, como sexo, idade, escolaridade e renda familiar. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos.

Desta vez, a pesquisa foi protocolada e registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 7.522/2006, processo 1.081, classe 15. O pedido foi deferido pela presidência do TRE.

No cenário 1 - confira no quadro nesta página -, os pesquisadores listaram seis nomes de possíveis concorrentes: Maggi, Serys, Jonas, Antero, Fagundes e Zé do Pátio.

O governador aparece com 44% das intenções de voto (55,70% dos válidos). A petista Serys e o pefelista Jonas figuram empatados em segundo lugar, com 9% (11,39% dos votos válidos). Em seguida, surgem, também empatados com 6% das intenções de voto (7,59% de votos válidos) Antero e Fagundes. Na lanterna, mas com apenas um ponto percentual de diferença, está o peemedebista Zé do Pátio (5% das intenções de voto ou 6,33% dos válidos).

Dos entrevistados, 7% disseram que não votariam em nenhum dos seis nomes apresentados na cartela pelos pesquisadores ou então optariam por anular ou votar em branco. O número de indecisos chega a 14%.

Já no simulação 2, sem a participação de Wellington Fagundes, Maggi alcançaria 46% (61,33% dos votos válidos). A petista Serys viria em segundo, mas 35 pontos percentuais atrás do governador. Ela detém 11% (14,66%). Antero seria o terceiro colocado, com 7% (9,33% dos válidos), seguido de Jaime, com 6% (8% dos votos válidos) e de Zé do Pátio, que aparece com 5% (6,66% dos válidos). Nove por cento votariam em branco, enquanto 16% dos entrevistados, diante desse quadro com os cinco nomes, se revelam indecisos.

O Gazeta Dados detectou que, numa eventual disputa ao governo entre Maggi, Serys, Jonas, Zé do Pátio e Antero - cenário 3 -, o governador se reelegeria com 45% das intenções de voto (60% dos válidos). Serys ficaria com 10%, um ponto percentual à frente de Jonas (9%) e quatro distanciados do tucano Antero. O peemedebista Zé do Pátio viria encostado, com 5%. O percentual de indecisos chegaria a 15%. Nesse caso, 10% preferiam anular o voto a escolher um dos cinco.

Se a eleição fosse hoje, tendo como candidatos a governador Maggi, Serys, Jaime e Pátio e sem o PSDB na disputa majoritária, conforme revela o cenário 4, o resultado das urnas seria o seguinte: Blairo Maggi reconquistaria o mandato com 46% das intenções de voto (64,79% dos válidos); a petista Serys aparece com 12% (16,90% dos válidos). Neste caso, o pefelista Jaime Campos, que está determinado a disputar cadeira de senador, conquistaria 7% (9,85% dos votos válidos), um ponto à frente do deputado estadual Zé do Pátio (6%). Doze por cento não votariam em nenhum deles e 17% estão indecisos.

A Gazeta revela amanhã como está o desempenho dos pré-candidatos para o Senado e também os principais colocados na proporcional, tanto para deputado federal quanto para estadual.




Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/301175/visualizar/