Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 12 de Maio de 2006 às 12:09
Por: Marcia Andreola

    Imprimir


Policiais e lideranças comunitárias estão participando do Projeto “Fala Cidadão”, da Ouvidoria de Polícia de Mato Grosso. O curso acontece na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no prédio da pós-graduação da Faculdade de Direito, e será encerado nessa sexta-feira (12).

“O ‘Fala Cidadão’ é um projeto de sensibilização de lideranças multiplicadoras da cultura dos direitos humanos e é voltada aos operadores do sistema de segurança”, explica o ouvidor de Polícia de Mato Grosso, Auremárcio Carvalho.

Entre os objetivos estão o de contribuir para a formação de uma cultura de paz, de direitos e de deveres humano, sensibilizar e mobilizar as lideranças comunitárias e adequar as práticas policiais às normas nacionais e internacionais de direitos humanos.

O curso foi formatado em três temas-chave: “O ser humano que sou, o profissional que estou”, “Estado, Sociedade, Controle Externo e Cidadania no Brasil” e “Direitos Humanos, Segurança Pública e Atuação policial”.

“Durante muitos anos, o tema direitos humanos foi considerado antagônico ao de segurança pública, produto do autoritarismo vigente no país entre 1964 e 1984, e da manipulação dos aparelhos policiais pela ditadura, esse velho paradigma maniqueísta dividiu a sociedade e a polícia, como se a polícia não fizesse parte da sociedade”, contextualiza o secretario adjunto de Segurança Pública, coronel Denézio Pio da Silva.

Para o coronel Denézio, após 20 anos de reconstrução do processo democrático no Brasil é momento de aproximar as policias à comunidade, às organizações não governamentais que atuam com direitos humanos. “Precisamos de consolidar a cultura de cidadania”, destaca.

O Projeto “Fala Cidadão” é organizado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos do Paraná, Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), União Européia, Fórum nacional de Ouvidores de Polícia-Ouvidorias de Polícia dos Estados e Instituto de Defesa de Direitos Humanos (IDDEHA).





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/301532/visualizar/