Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 12 de Maio de 2006 às 03:59
Por: Andréa Martins

    Imprimir


Professores de universidades públicas e privadas de Mato Grosso já estão discutindo a proposta para o Ensino Superior prevista no texto-base do Plano Estadual de Educação (PEE). Eles participam da “1º Conferência do Plano Estadual de Educação – Construindo Cidadania pela Educação”, que acontece no Hotel Fazenda Mato Grosso, entre os dias 09 a 13 deste mês.

“Os professores estão atuando como delegados e discutem amplamente todos os tópicos da proposta, os quais poderão ser mantidos, alterados ou até substituídos”, explicou a Maria Auxiliadora de Azevedo, que é professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e vice-presidente do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso (CEE/MT).

A professora acrescenta que pelo fato de se tratar de docentes que já atuam no Ensino Superior, os delegados conhecem a real necessidade da instituição. “Eles sabem o que é preciso para que se amplie a oferta de vagas e ainda ofereça um ensino com qualidade”.

Maria destaca que, conforme o PEE, o sistema de educação superior deve contar com um conjunto diversificado de instituições que atendam a diferentes demandas e funções. “Seu núcleo estratégico há de ser composto pelas universidades, que exercem as funções que lhe foram atribuídas pela Constituição: ensino, pesquisa e extensão. A universidade deve ser simultaneamente, depositária e criadora de conhecimento”.

Além da Unemat, participam da sala temática: Educação Superior representantes de outras instituições de educação superior, entre elas, as universidades Federal de Mato Grosso (UFMT), de Cuiabá (UNIC) e de Várzea Grande (Univag).

Função Educativa e Social

A Educação Superior tem assegurada na Lei de Diretrizes e Base nº 9394/96, quatro funções essenciais: formar profissionais em diversas áreas; oferecer educação em nível avançado; realizar estudos, pesquisas e investigações cientificas; e ser uma instituição social.

Em Mato Grosso, a Educação Superior está assegurada pela Constituição Estadual e pela Lei Complementar nº 049/98 que criou o sistema de ensino superior do nosso estado, que atualmente é constituída por duas instituições: Unemat, que é uma instituição com 11 campos universitários onde são atendidos 14.293 acadêmicos e a Fundação Municipal de Ensino Superior de Nova Mutum – FUMESUNM, que está sediada no município de Nova Mutum.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/301609/visualizar/