Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 09 de Maio de 2006 às 16:05
Por: João Carlos Queiróz

    Imprimir


Uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (09.05) na Casa Civil ultimou em 95% os detalhes do projeto do Centro de Excelência, unidade que será montada na Acivag, em Várzea Grande, e que funcionará em regime integral de assessoria instrutiva aos empreendedores, em geral. Em futuro breve, unidades similares existirão em Cáceres e Tangará da Serra, garantiu Francielle Leão, uma das coordenadoras dos workshops, ampliando-se então a cobertura das ações a serem desempenhadas pelo Centro de Excelência.

Além do secretário-adjunto Paulo Pitaluga, participaram dessa rodada inicial de discussões representantes das instituições parceiras (Univag, Acivag, Prefeitura Municipal e Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso). Ainda esta semana, devem ser analisados alguns pontos pendentes e fechado o texto completo do convênio, a ser assinado pelo governador Blairo Maggi.

A idéia da montagem de um Centro de Excelência resulta da série de workshops sobre Comércio Exterior e Políticas de Desenvolvimento Econômico que o Governo de Mato Grosso e parceiros vêm desenvolvendo em regiões pólos do Estado. Os coordenadores detectaram existir uma carência de informações diretamente relacionadas aos caminhos mais viáveis a seguir por parte da classe empreendedora, registrando-se o desejo de absorção de mais conhecimentos específicos na área de comércio exterior.

Todo o suporte básico (material de informática/escritório) já foi adquirido e será remanejado para o Centro de Excelência, que ministrará cursos periódicos, sendo ainda uma fonte permanente de informações e pesquisa. Os empreendedores poderão acessar a internet e efetuar levantamentos técnicos na biblioteca local.

A unidade funcionará inicialmente com dois funcionários, um deles estagiário do curso de Administração, habilitado em Comércio Exterior. Ele prestará assessoria diária no local (duas horas) àqueles que acaso queiram se inteirar acerca de informações relativas ao tema. Também um professor da Univag, igualmente habilitado na área, vai monitorar e auxiliar no assessoramento das atividades desenvolvidas no Centro de Excelência.

Segundo Paulo Pitaluga, foi através desses workshops que a Casa Civil patrocina por todo o Estado de Mato Grosso que o então secretário Pagot sentiu a necessidade de se montar um centro de preparação melhor para o pequeno e microempresário, voltado a todos os empreendedores.

“Enfim, os que querem adquirir noções básicas de como exportar melhor seus produtos ou, inversamente, até importar alguma coisa. Nós fizemos contatos em Várzea Grande e foi acertado com a Associação Comercial, Federação de Comércio, Prefeitura Municipal e, em especial, a Univag, a fim de que pudéssemos instrumentalizar esse escritório, o Centro de Excelência, previsto para ocupar uma ou mais dependências da Acivag. Ficou assegurado que cada um dos participantes contribuiria no projeto, seja com mobiliário, pessoal administrativo e técnico”.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/302117/visualizar/