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Educação/Vestibular
Terça - 09 de Maio de 2006 às 13:29
Por: Andréa Martins

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Prover a formação Inicial (graduação) e Continuada (Workshops, grupos de estudos, seminários, palestras, oficinas e outros) dos profissionais da Educação como forma de garantir a melhoria da qualidade do ensino. Este assunto, que vem sendo tema de debates e reivindicações de toda a sociedade organizada, será abordado durante a 1º Conferência do Plano Estadual de Educação - Construindo Cidadania pela Educação -, que acontecerá do dia 09 a 13 deste mês, no Hotel Fazenda Mato Grosso.

“A atualização constante dos conhecimentos do profissional da Educação compõe o campo das condições necessárias à realização da qualidade do ensino, uma vez que a sociedade atual exige que o educador ajude o aluno a desenvolver uma visão objetiva e crítica de todos os aspectos econômicos, políticos e sociais vivenciados pela população”, ressaltou a técnica da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Ema Marta Dunck.

Ema Marta destaca que há em Mato Grosso, conforme dados do Censo de 2004, uma demanda de formação grande. Em todo o Estado existem 47.049 professores atuando nas redes estadual, municipal, federal e particular de ensino. Deste total, 12.913 possuem o nível médio e 758 o fundamental e apenas 3.198 concluíram o 3º Grau, mas estes não possuem habilitação de licenciatura para atuarem na docência.

Deste quadro, mais de 41% dos profissionais atuantes nas redes de ensino de Mato Grosso não apresentam o nível escolar adequado para o atendimento dos objetivos e características próprias de cada nível de ensino e suas diferentes modalidades. O que evidencia a necessidade de se priorizar política de formação inicial e continuada.

A técnica destaca que há muito a ser feito, embora o Governo do Estado, por meio da Seduc, vem ao longo dos quatro últimos anos, investindo na formação dos profissionais da rede.

“Só neste ano, a Seduc, em parceria com as universidades Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Estado de Mato Grosso (Unemat), mantém em formação 1.330 professores em diversos municípios, como Rondonópolis, Barra do Garças, Confresa, Cuiabá, Vila Rica e Luciara. Eles serão graduados em diversas disciplinas, entre elas: Ciências da Natureza, Letras, História, Matemática, Pedagogia, Geografia e Ciências Naturais”.

Apesar dos investimentos, Ema explica que a qualidade da educação não deve estar pautada somente na formação e valorização dos professores, mas que haja condições propícias para um bom desenvolvimento da Educação, entre elas: escolas bem equipadas e melhoria salarial.

Os demais tópicos previstos no texto-base para o plano podem ser conferidos no site. www.seduc.mt.gov.br, no link Conferência Estadual de Educação.





Fonte: Da Assessoria

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