­
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 09 de Maio de 2006 às 03:22
Por: Elaine Perassoli

    Imprimir


O software Pecuarius é uma das atrações da Vitrine Tecnológica, evento que acontece até sexta-feira (12), dentro do Encontro Internacional de Negócios (Enipec). Durante toda a semana os pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que desenvolveu o software, estarão a disposição dos participantes para discutir assuntos como as boas práticas de sanidade, morte da brachiaria, formação e manejo de pastagem, integração lavoura e pecuária e produção intensiva de bovinos.

O médico veterinário e pesquisador, Pedro Paulo Pires, apresentou nessa segunda-feira (8) o software Pecuarius. Segundo ele, a ferramenta já foi divulgada em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Uberaba (MG) e Cascavél ( PR). Ele garantiu que a aceitação foi muito boa. “O pecuarista está em busca de informação para reduzir o custo da produção e gerir melhor o negócio e o software atende estas necessidades. No entanto, o produtor não está em condições de comprar. Então ele conhece o produto, elogia a iniciativa, mas deixa para adquirir em outro momento”, explica.

O Pecuarius foi desenvolvido para o gerenciamento do Programa Embrapa Carne, Couro e Pele de Qualidade com o objetivo de suportar a demanda da pecuária moderna que inclui controle de cadeia produtivas que visam agregar valor à produção ao suplantar expectativas de mercado. Ele foi idealizado para monitorar o sistema produtivo baseado em boas práticas de manejo. Além disso, ajuda o pecuarista de forma simples e amigável, na implantação de modernas ferramentas de gestão por procedimentos, orientando a aplicação de tecnologias de produção e preparando a propriedade para programas de certificação.

O software auxilia o processo de gestão financeira do empreendimento rural, com habilidade de controle de custos por setor de atividade. Permite o controle do fluxo de caixa, receitas e despesas de cada um dos investidores da propriedade. Além disso, através do software é possível controlar o patrimônio, além dos inventários de animais, pastagens e máquinas.

O funcionamento prático da ferramenta consiste na implantação de um chip no umbigo do animal e em alguns painéis espalhados pela fazenda para registrar as movimentações do animal. Além disso, os dados da vacinação e da pesagem podem ser registrados e transferidos para o software com rapidez e eficiência. “Além de fornecer dados para auxiliar o pecuarista na hora de tomar decisões, a ferramenta também facilita a gestão da propriedade”, explica o pesquisador.





Fonte: Da Assessoria Enipec

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/302274/visualizar/
emailfacebookgooglepluspinteresttwitterwhatsapp