Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 06 de Maio de 2006 às 11:14

    Imprimir


O delegado federal Tardelli Boaventura, responsável pela Operação Sanguessuga, encaminhará os 75 inquéritos instaurados em Mato Grosso à Justiça Federal na próxima terça-feira.

Estes inquéritos investigam os crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e fraude em licitação e são referentes a empresários participantes da "quadrilha da ambulância”, que atuava em três frentes desde 2001: junto às prefeituras para fraudar licitações, no Congresso Nacional para elaborar emendas parlamentares e no próprio Ministério da Saúde para liberação de recursos.

Segundo Boaventura, o indiciamento de prefeitos e ex-prefeitos dependerá da determinação da Justiça. "Se a Justiça entender que houve participação dos prefeitos, vai encaminhar para o Tribunal Regional Federal e depois o inquérito vai voltar para fazer a PF fazer o indiciamento dos prefeitos", acrescentando que outros 54 inquéritos são específicos para pessoas acusadas por corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, falsificação de documentos públicos e lavagem de dinheiro.

“Há 140 inquéritos sobre as fraudes nos processos de licitação. Os primeiros 75 foram instaurados no final de 2004 e o critério utilizado foi município. Foi instaurado um inquérito para cada município onde houve, em tese, uma licitação fraudada”, disse Tardelli, informando que duas prefeituras ainda não foram periciadas, mas que já foram encontrados indícios das fraudes.

Das 25 empresas envolvidas no esquema, 22 eram de fachada, isto é, utilizavam os nomes para respaldar a fraude em processos licitatórios das prefeituras. O núcleo da quadrilha estava em Cuiabá e era formado por seis membros da família Trevisan Vedoin, proprietária das empresas Planan (Indústria, Comércio e Representação Ltda) e Santa Maria (Indústria, Comércio e Representação Ltda), que forneceram mais de mil ambulâncias e equipamentos hospitalares para diversos estados.

Dos 46 presos na operação, 28 estão em Cuiabá, sendo sete oriundos de outros estados. O restante deve chegar amanhã em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Todos já prestaram depoimento nos devidos locais da prisão, mas poderão ser ouvidos novamente para eventuais acareações e cruzamento de informações. .A polícia estabeleceu o início da noite de hoje como prazo para as oito pessoas faltantes se entregarem.

Parlamentares – A Procuradoria-Geral da República ainda não confirmou se o procurador-geral Antonio Fernando de Souza vai abrir inquérito para investigar os parlamentares envolvidos direta ou indiretamente no esquema desbaratado pela Polícia. Por enquanto, os deputados federais Pedro Henry (PP), Lino Rossi (PP), Thelma de Oliveira (PSDB) e Ricarte de Freitas (PTB) são os mato-grossenses listados. “Em muitos casos, os assessores cediam a senha do sistema do governo ao núcleo da organização para direcionar as emendas”, observou o delegado.

Confira a lista dos municípios mato-grossenses nas quais constaram irregularidades em processos licitatórios realizados pelas respectivas prefeituras.

Araputanga Comodoro Conquista d´Oeste Curvelândia Gloria d´Oeste Indiavaí Jauru Mirassol d´Oeste Nova Lacerda Pontes e Lacerda Porto Esperidião Reserva do Cabaçal Rio Branco São José dos Quatro Marcos Dom Aquino Guiratinga Alto Araguaia São José do Povo Pontal do Araguaia Ribeirãozinho Bom Jesus do Araguaia Campinápolis General Carneiro Luciara Vila Bela da Santíssima Trindade Campo Verde Alto Taquari Planalto da Serra Pedra Preta Santo Antonio do Leste Castanheira Brasnorte Colniza Nova Bandeirante Várzea Grande Juruena Alta Floresta Nova Canaã do Norte Poconé Novo Mundo Tabaporá Campo Novo dos Parecis Nossa Senhora do Livramento Marcelândia Sinop Barra dos Bugres Cuiabá Santo Afonso Vera Claudia Rosário Oeste Guarantã do Norte União do Sul Nova Maringá Denise Tapurah Campos de Júlio Sorriso Aripuanã Carlinda Juara Nova Ubiratã Apiacás Terra Nova do Norte Cotriguaçu Feliz Natal Nova Mutum Lucas do Rio Verde Diamantino Santa Carmen Primavera do Leste São José do Rio Claro Querência

Mais informações em instantes.




Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/302683/visualizar/