Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 05 de Maio de 2006 às 10:38

    Imprimir


Os membros da Sociedade dos Amigos de Rondon reúnem-se às 19 horas dia 05 de maio, Dia das Comunicações, no Palácio da Instrução, centro de Cuiabá, para promover um tributo ao Patrono das Comunicações, marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.

Na oportunidade, diversas personalidades mato-grossenses receberão o título de membro efetivo da entidade. Logo após a entrega dos diplomas, os associados seguirão a pé até a Praça Alencastro, onde depositarão flores no busto de Rondon e lhe renderão novas homenagens.

Membro da Sociedade dos Amigos de Rondon há mais de 10 anos, o mato-grossense e engenheiro agrônomo Bento Porto conta que há 46 anos o dia 5 de maio foi instituído como o Dia Nacional das Comunicações. Nessa data, em 1865, uma grande figura das telecomunicações brasileiras nascia em Mimoso (MT), perto de Cuiabá, doze dias antes da fundação da União Telegráfica Internacional, hoje União Internacional de Telecomunicações: o marechal Rondon.

Porto pondera que, pela integridade moral, pelo patriotismo, o marechal Cândido Rondon, se fosse possível, sairia hoje do túmulo em defesa da Pátria. “Morrer se necessário for, matar nunca”, destaca Bento Porto, era um dos lemas de Rondon em relação aos índios. “Se pudesse voltar ao nosso meio, sem dúvida nenhuma Rondon manteria a mesma postura em defesa das minorias e do povo, alijados do processo de desenvolvimento do nosso país”, diz o engenheiro.

De acordo com o presidente da Sociedade dos Amigos de Rondon, Ramis Bucair, a entidade foi fundada no dia 05 de maio de 1969 com o objetivo de cultuar e divulgar a memória de Marechal Cândido Rondon. E, ao longo de todos esses anos, os membros mantêm a tradição de reunirem-se no Dia das Comunicações e prestar homenagens ao militar.

Hoje, diz Ramis Bucair, a entidade conta com mais de mil associados dos mais diversos municípios de Mato Grosso. Nesta sexta-feira, novas personalidades entram para o grupo, dentre eles o ex-governador José Garcia Neto, o ex-prefeito de Cuiabá Manoel Antônio Rodrigues Palma, Sebastião Barbosa de Almeida Faria, o prefeito de Chapada dos Guimarães, Gilberto de Melo, o médico Otoni Gröhs e a reitora na Unirondon, professora Luzia Guimarães.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/302923/visualizar/