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Educação/Vestibular
Quarta - 03 de Maio de 2006 às 16:10

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Um levantamento do Ministério da Educação (MEC) mostrou que em três anos o número de indígenas matriculados em escolas públicas aumentou 40% em todo o país. Em 2005, cerca de 164 mil índios estavam na escola, enquanto em 2002 eram cerca de 117 mil. Nesse período, o número de escolas indígenas no Brasil também cresceu: passou de 1,7 mil para 2,3 mil.

Os números foram apresentados durante encontro em Brasília promovido pelo Ministério da Educação em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O objetivo da reunião é discutir avanços e identificar desafios, para contribuir para a melhoria da educação indígena em todo o país.

"São muitas ações do governo federal, principalmente a partir de 2003, que estão ajudando os estados a desenvolver a educação escolar nos territórios indígenas. Um reflexo disso, em termos numéricos, é um crescimento muito expressivo da matrícula e do número de escolas em funcionamento", avaliou o coordenador-geral de Educação Escolar Indígena da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do MEC, Kleber Gesteira.

Um dos participantes da reunião é o professor Joaquim Paula de Lima Kaxinawá, da aldeia Mucuripe, localizada no município de Tarauaká, no norte do Acre. Para ele, um dos 15 integrantes da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena, ligada à Secad, o principal desafio é adequar o ensino às particularidades de cada povo indígena.

"Todos os povos têm a sua diversidade, a sua filosofia, e isso tem que ser respeitado, tem que ser analisado", disse o professor, que concluiu o ensino superior este ano, com licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Mato Grosso. "A escola não pode chegar às aldeias para atrapalhar a convivência desse povo, mas ajudar na manutenção da cultura", acrescentou.

Segundo o professor, apesar dos desafios, tanto no âmbito federal como no estadual há avanços importantes que têm possibilitado a melhoria da qualidade do ensino indígena, como a capacitação de professores. "Hoje tem muitos programas oferecendo a formação em ensino em superior, que não seja só o ensino da escrita e leitura, mas também o ensino da política daquele povo", destacou.

De acordo com Kleber Gesteira, mais de 220 povos indígenas contam com escolas nas aldeias. Para ele, a educação escolar indígena é um grande desafio no Brasil. "São mais de 180 línguas indígenas em uso ou necessitando de fortalecimento e tudo isso informa currículos muito diversificados para cada uma dessas escolas de cada um desses povos".

O encontro em Brasília começou hoje e termina amanhã (4), dentro da programação da 1ª Reunião Ordinária de 2006 da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena, que foi aberta ontem e vai até sexta-feira.





Fonte: 24Horas News

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