Secretária divulga projetos focados no meio ambiente em Diamantino
A secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Poliane Marcondes divulgou os projetos que a Secretaria desenvolverá ao longo do ano no setor.
Poliane ressaltou que o trabalho de conscientização é sempre de fundamental importância, assim como o mapeamento das nascentes e recursos hídricos, ações que farão com que haja cada vez mais participação popular.
De acordo com a ambientalista, Maria Tereza Paro Otton, a criação do Comitê de Bacias Hidrográficas contribuirá com o envolvimento social pelo assunto.
Segundo Maria Tereza, nos anos 2011 e 2012 foram escassas as chuvas no município, causando em vários Estados escassez de água, tendo inclusive ribeirões, rios e lagoas com índice muito crítico, citando como exemplo no município: rio Diamantino, rio Preto, Peraputangas, Córrego Grande, lagoa do Carimã entre outras.
“Esperamos que a chuva se regularize e que nossa sociedade tenha consciência que ações de décadas passadas podem interferir em nosso clima nos dias atuais”, explicou.
>> Saiba os projetos divulgados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente:
- Criação do Viveiro Municipal;
- Programa educativo de redução do lixo urbano;
- Programa para mulheres eco empreendedoras nos assentamentos;
- Programa de formação, através de oficinas, para viveiros comunitários de mudas nativas, frutíferas e medicinais, para recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP), áreas degradadas de nascentes e corredores ecológicos;
- Implantação do Comitê de Bacias Hidrográficas nas Nascentes do Rio Paraguai;
-Implantação da Associação de Micros Bacias;
- Atuação da Defesa Civil Municipal, através de brigadistas nas ações educativas, preventivas e de combate a incêndios nas áreas urbana e rural;
- Construir Agenda 21 Municipal;
- Instituir o Calendário Ecológico, com datas específicas do meio ambiente, que serão trabalhadas em campanhas educativas, ações nas escolas, por meio de folders, cartilhas e imprensa.
Comentários