Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Terça - 02 de Maio de 2006 às 16:15

    Imprimir


O que era para ser mantido em segredo pelo menos até o dia da largada da terceira etapa do Campeonato Paulista de super fórmula tubular – neste final de semana – , acabou vazando e deixou em polvorosa o circo da velocidade na terra. Pela primeira vez, um piloto brasileiro utilizará o sistema de injeção eletrônica da Fórmula 3000 em uma gaiola. À frente da experiência, o mato-grossense Raijan Mascarello (equipe Landini/Contimáquinas) ainda não sabe como será a reação de carro/piloto, mas espera obter melhor rendimento e chegar a mais uma vitória.

A introdução da injeção eletrônica da F-3000, pela primeira vez em um carro fora desta modalidade foi resultado de um acordo entre a equipe Guerra Motorsport – que faz preparação da gaiola de Raijan – e a Magnetti Marelli, empresa italiana que fabrica o componente e que pretende entrar no mercado ‘off road’ brasileiro.

A idéia é colocar à disposição a tecnologia bem sucedida da F-3000 em outras categorias, como o rally, a fórmula turismo e a fórmula tubular. O sistema de injeção eletrônica para a super f-tubular é liberado, conforme o regulamento da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).

O segredo foi guardado por três meses, até que na semana passada, espiões descobriram a novidade. “Estive acompanhando a prova de abertura do Campeonato Estadual de Autocross, no fim de semana e fui surpreendido com o fato de que muitos pilotos já estão sabendo da notícia. Eu pretendia fazer uma surpresa, mas, todos iriam saber mesmo. Nos resta agora concentrar no sentido de adaptar à nova tecnologia”, disse o piloto da Landini/Contimáquinas que embarca nesta sexta-feira (05.05) rumo a Piracicaba.

Raijan explicou que o fato de colocar injeção de um F-3000 em uma gaiola não significa dizer que o carro vai ficar mais veloz. “Por outro lado, vai ganhar em vários aspectos, como maior controle no momento da largada, melhora e rapidez na troca de marcha e regulagem durante a prova. Desta forma, esperamos ganhar muito tempo, já que não precisaremos ir ao box para regular motor”, observou o piloto da Landini, ao informar que a gaiola receberá cinco botões, sendo dois no volante e três no painel. Segundo ele, o investimento é alto, mas os resultados devem ser bons.

“Por ser algo novo e uma coisa que ninguém ainda testou fora da F-3000 no País, não sei como será minha reação. Acredito que precisaremos de uma adaptação, mas terei ao meu lado o suporte de uma equipe da Magnetti Marelli no local da prova. A terceira etapa do Campeonato Paulista (quinta e sexta provas) acontece neste domingo (07.05) no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo. Raijan Mascarello será o único representante de Mato Grosso na disputa.

Após duas etapas, Ricardo Fragnani (SP), o atual campeão, é o líder do Campeonato Paulista com 79 pontos. Raijan é vice-líder com 65 pontos à frente de Tadao Tsuji (42) e João Marcelo Silva de Carvalho, que soma 34 pontos.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/303556/visualizar/