Repórter News - reporternews.com.br
Cuiabá diminui índices de repetência com sistema ciclado de ensino
O Programa de Reforço implantado em Cuiabá nas escolas da rede municipal de ensino, é responsável pela redução no índice de repetência escolar, conforme atesta pesquisa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
São dois sistemas de ensino na Capital, conforme o secretário de Educação, professor João Valente, o ciclado e o seriado.
No ciclado, 64 das 103 escolas da rede de ensino estão inseridas. “O sistema ciclado, com aulas de reforço, é desenvolvido no período de três anos e não retém o aluno, ou seja, não há repetência. O aluno recupera durante o ano letivo com o reforço que é desenvolvido em turno diferente do horário normal de aulas”, explicou. Segundo Valente, o sistema ciclado é um dos principais indicadores de qualidade no ensino.
Esse sistema foi lançado há cerca de oito anos pelo então secretário Edivá Alves.
A pesquisa da Unesco aponta que ano passado a repetência nas escolas municipais que adotaram o sistema ciclado foi de 11,76%. Já em 2005, 7.9%.
São dois sistemas de ensino na Capital, conforme o secretário de Educação, professor João Valente, o ciclado e o seriado.
No ciclado, 64 das 103 escolas da rede de ensino estão inseridas. “O sistema ciclado, com aulas de reforço, é desenvolvido no período de três anos e não retém o aluno, ou seja, não há repetência. O aluno recupera durante o ano letivo com o reforço que é desenvolvido em turno diferente do horário normal de aulas”, explicou. Segundo Valente, o sistema ciclado é um dos principais indicadores de qualidade no ensino.
Esse sistema foi lançado há cerca de oito anos pelo então secretário Edivá Alves.
A pesquisa da Unesco aponta que ano passado a repetência nas escolas municipais que adotaram o sistema ciclado foi de 11,76%. Já em 2005, 7.9%.
Fonte:
Diário de Cuiabá
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/303673/visualizar/
Comentários