Sindalcool minimiza invasão do sem terras a uma usina em Mato Grosso
“A administração judicial responsável pela Usina Pantanal já acionou, por meio de seu advogado, a justiça local”. A informação é do diretor executivo do Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso (Sindalcool/MT), Jorge dos Santos,quanto a invasão de um grupo de cerca 200 membros do Movimento dos Sem Terra (MST), que estão usando os alojamentos da usina, localizada em Jaciara – 148 km de Cuiabá, como residência improvisada.
A invasão ocorreu neste sábado (19). O espaço está temporariamente desocupado devido ao período de entre safra. “As usinas que trabalham com cana de açúcar estão na entre safra, e o grosso do trabalho mesmo só recomeça no final de março, começo de abril”, explica o diretor executivo do sindicato.
O grupo que invadiu a propriedade é ligado a Comissão Pastoral da Terra (CPT), e busca junto a Justiça, há 7 anos, que os mais de 8 mil hectares ocupados pela Usina sejam destinados ao programa de Reforma Agrária. Incra e Advocacia Geral da União tem o mesmo entendimento. A ocupação objetiva forçar a Justiça federal para que o grupo Naoum, detentor da Usina, deixe a área.
Calendário
Por conta do calendário, Jorge dos Santos acredita que não haverá problemas com os invasores quando os trabalhadores voltarem para os alojamentos para dar início a colheita da cana. “Tenho certeza eu até lá a justiça já terá resolvido este impasse, e não ocorrerá nenhum tipo de confronto entre as partes”.
De acordo com Jorge dos Santos, a administração da usina, que está sob recuperação judicial, esta cumprindo com todas as determinações impostas pela justiça.
Entenda o caso
O juiz Hamilton Gomes Carneiro, da 4ª Vara Cível de Anápolis - Goiás, decretou em novembro de 2012 a falência das Usinas Santa Helena de Açúcar e Álcool S/A, Usina Jaciara S/A e Usina Pantanal de Açúcar e Álcool Ltda.
O Administrador Judicial das empresas, Airton Fernandes de Campos, apresentou relatório mensal das atividades desenvolvidas visando a recuperação da usina, onde ficou especificado que a Usina Pantanal produziu 5.564.660 quilos de açúcar, 607.733 litros de álcool hidratado e 877.544 litros de álcool anidro.
Comentários