Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Domingo - 30 de Abril de 2006 às 08:53

    Imprimir


Começa no dia 1º de maio em 14 Estados e no Distrito Federal mais uma etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. A campanha envolve cerca de 139,4 milhões de animais, o que representa 69% do rebanho total brasileiro, de 202,5 milhões de cabeças.

Goiás também integra o calendário de vacinação em maio, mas o Estado, que possui um rebanho de 20,4 milhões de bovinos, antecipou o início da campanha para esta quarta. Nesta primeira etapa Mato Grosso deve vacinar animais com idade abaixo de 24 meses, envolvendo 10,5 milhões de cabeças. Em Minas Gerais a campanha prevê a imunização de 11,7 milhões de bovinos localizados no circuito pecuário Centro-Oeste, na divisa com os estados de Goiás, Mato Grosso e São Paulo.

Pelo cronograma de vacinação do Programa Nacional de Erradicação de Febre Aftosa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os demais estados que começam a campanha na próxima segunda-feira devem vacinar todo o rebanho.

São eles: Acre (2,2 milhões de cabeças), Amapá (76,9 mil), Amazonas (1,3 milhões), Maranhão (5,9 milhões), Mato Grosso do Sul (24,1 milhões), Pará (17,4 milhões), Paraná (10,2 milhões), Piauí (1,8 milhões), Rondônia (11,3 milhões), São Paulo (13,6 milhões), Sergipe (972 mil) e Tocantins (7,9 milhões). No Distrito Federal, o rebanho a ser vacinado é de 114,4 mil cabeças. A segunda etapa da campanha nestes Estados ocorre em novembro.

A indústria veterinária brasileira comercializou cerca de 43,2 milhões de doses de vacinas contra a febre aftosa entre janeiro e março deste ano. O levantamento foi realizado pela Central de Selagem de Vacinas (Vinhedo, SP), órgão constituído em parceria entre o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) e o ministério da agricultura.

A previsão é de que até o final do ano sejam vendidas 378 milhões de doses no país. Os estoques atuais superam 60 milhões de doses, atendendo a margem de segurança exigida pelo Mapa. Minas Gerais e Bahia foram os Estados que compraram mais vacinas em março, com aquisição de 9,6 milhões e 9,1 milhões doses, respectivamente.

Em março, Minas Gerais realizou a campanha de vacinação no rebanho localizado no Circuito Pecuário Leste. A Bahia, juntamente com Ceará e o Rio de Janeiro, também realiza uma etapa da campanha neste período, abrangendo todo o rebanho neste período. Também em março, o Espírito Santo vacina seus animais com idade abaixo de 24 meses.



– A indústria veterinária está preparada para atender a demanda de vacinas para a imunização do rebanho do país em 2006. Nosso objetivo é garantir a sanidade do rebanho nacional, oferecendo vacina de qualidade com total rastreabilidade – afirmou Emílio Salani, presidente do Sindan.

Para maio, quando acontece o ponto alto da vacinação no primeiro semestre, o Ministério da Agricultura estima a comercialização de 132,7 milhões de doses de vacina contra a febre aftosa.




Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/303878/visualizar/