Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 29 de Abril de 2006 às 13:41

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) realizou nesta quinta, sexta e sábado (27 a 30.04) um famtur com agentes de viagem e jornalistas visitantes da 13ª Festa Internacional do Pantanal, num roteiro que inclui as belezas naturais de Chapada dos Guimarães, Nobres, Parque Nacional do Cristalino e Refúgio Amazônico Xingu.



Antes do passeio, os visitantes saborearam a culinária cuiabana servida no restaurante Regionalíssimo, onde o padre Elói Antonio Sândi, diretor artístico do "Natal Luz", em Gramado (RS), fez uma apresentação de canto lírico, para surpresa dos presentes apresentou. Ele foi um dos palestrantes da Festa e representa a secretaria de Turismo daquela cidade também famosa pelo seu Festival de Cinema.

Durante o trajeto até a Chapada dos Guimarães (67 Km ao Norte de Cuiabá), primeiro ponto do roteiro, os visitantes ouviram do guia turístico, Jorge Matos, a história de Mato Grosso e do município em seus aspectos histórico, geográfico, geológico, cultural e turístico. Já na Chapada dos Guimarães, no final da tarde, eles conheceram a "Cidade de Pedra", importante ponto turístico do município. À noite, o grupo jantou no restaurante Som da Oca, no centro da cidade, e puderam ver a igreja Nossa Senhora de Santana, na praça central.

Na sexta-feira, acompanhados do guia turístico John Bruno Goebel, eles visitaram o Mirante do Centro Geodésico, o Morro dos Ventos, a Cachoeirinha, a Cachoeira dos Namorados e o Véu de Noiva. Para o agente de viagem Victor Abdon da Operadora “Visão”, de Salvador (BA), que veio pela primeira vez a Mato Grosso, a beleza cênica de Chapada dos Guimarães é algo encantador.

“Como operadores nós fazemos pacotes aqui para Mato Grosso, mas conhecer ao vivo essas belezas é diferente. São lugares espetaculares”, comentou. Da formação arenosa de Chapada dos Guimarães eles foram conhecer o município de Nobres (146 Km a Médio Norte da Capital), assentado sobre um fomado de calcário. O jornalista Saulo Martins, do Jornal do Turismo, do Rio de Janeiro (RJ) se encantou com a piscina natural do rio Saloba, onde parte do grupo aproveitou para fazer flutuação mergulhando nas águas límpidas do manancial. Isso depois de saborearem um churrasco tradicional no Recanto Ecológico da Lagoa Azul.

Para o fotógrafo da Gazeta do Povo, Rodolfo Buher, o passeio mostrou o quanto há potencial turístico em Mato Grosso. “Esta sendo uma experiência maravilhosa poder desfrutar desses cenários”, destacou. Compartilhou a mesma opinião, o jornalista do Correio Brasiliense, Luiz Fernando Marcondes e do Jornal da Tarde, de Salvador (BA).

Neste sábado pela manhã, os visitantes participam de um “city tour” por Cuiabá e depois do almoço seguem para o Parque Nacional do Cristalino e o Refúgio Amazônico do Xingu, no extremo Norte do Estado.

O grupo foi acompanhado pela coordenadora de eventos internacionais da Sedtur, Vanice Marques. Participaram do famtur os agentes e viagem; Victor Abdon e sua mulher, Márcia Abdon, da Visão Turismo, de Salvador (BA), Erminda Kawabata, da Queensberry Viagens e Turismo, de São Paulo (SP), Vinicius do Lago Almeida, da Adventure World Brasil, do Rio de Janeiro (RJ) e os jornalistas Kátia Lima Benedicto, da revista IEPQ, de Campinas (SP), Henrique Porto, da Folha do Turismo do Rio de Janeiro (RJ), Bernardo Bezerra Menezes, do jornal A Tarde, de Salvador (BA). Luis Gustavo Marcondes, do Correio Brasiliense (DF), Rodolfo Buher, da Gazeta do Povo de Curitiba (PR), Saulo de Andrade Martins, do Jornal do Turismo, do Rio de Janeiro (RJ) e Ricardo Góes Moreno, da revista Trip, de São Paulo (SP), além da coordenadora de eventos internacionais da Sedtur, Vanice Marques.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/303960/visualizar/