Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 27 de Abril de 2006 às 16:42
Por: Rosi Medeiros

    Imprimir


Diretores de operadoras de turismo nacional e internacional demonstraram interesse na negociação, com operadoras mato-grossense de turismo receptivo, de novos e os já consolidados produtos turísticos de Mato Grosso. Nesta quinta-feira (27.04), pela manhã, cinco operadoras sediadas no Brasil e uma peruana participaram da “rodada de negócios”, realizada durante a Festa Internacional do Pantanal, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

“Certamente fecharemos negócios. Com os contatos que fizemos hoje aqui abriremos um leque maior de oportunidades”, afirmou o representante da Adventure World do Brasil, sediada no Rio de Janeiro, uma das maiores operadoras de turismo do país. Ele informou que a operadora já traz turistas para a região Amazônica, no Parque Estadual do Cristalino, em Alta Floresta e do Pantanal.

“Ainda não conhecíamos produtos novos como o roteiro do Xingú e de ecoturismo, as cavernas de Nobres. Nós temos demanda para isso, agora temos o contato com as operadoras locais”, informou.

Na rodada de negócios os produtos turísticos do Estado foram apresentados por 26 operadoras de turismo local. “É a oportunidade de inserirmos novos produtos turísticos no mercado nacional e internacional”, explicou a coordenadora de eventos internacionais da secretaria de Estado de Desenvolvimento de Turismo (Sedtur), Vanice Marques.

Participaram da rodada de negócios as operadoras nacionais: Adventure World do Brasil, sede no Rio de Janeiro (RJ); Brazilian Fiesta Turismo, de Fortaleza (CE); O4 Brazil São Paulo (SP); Visão Turismo, Salvador (BA), Idéia Turismo, de Recife (PE) e operadora internacional AQP, de Lima (Peru).

Operando com turistas internacionais principalmente da Scandinávia e de outros países da Europa e Ásia, o diretor da empresa Brazilian Fiesta Tours, Juha Lehtonen, acredita que o fato do Estado abranger três ecossistemas distintos faz com que a região seja muito promissora para o turismo. “Mato Grosso tem tudo. O turista não precisa ir para Manaus para conhecer a Amazônia e ainda pode conhecer o Cerrado. É uma área muito interessante”, afirmou. Os outros pólos turísticos do Estado abrangem o Pantanal e Araguaia.

No ano passado a Brazilian Fiesta Tours trouxe 7 mil turista para o Brasil. A empresa opera há 12 anos com escritórios no Rio de Janeiro, Fortaleza (CE) e Recife (PE). De acordo com o diretor, os destinos mais procurados pelos turistas internacionais atendidos são Rio de Janeiro, Manaus (AM), Salvador (BA) e as cachoeiras de Foz do Iguaçu (RS). “Mas, isso já está começando a mudar”, disse. Ele informou que a empresa em relação à Mato Grosso já trouxe muitos turistas para o Pantanal.

Para a representante da operadora de turismo peruana AQP o que mais chamou a atenção da empresa foram os produtos turísticos da região do Pantanal. “Não conhecemos muito bem Chapada dos Guimarães. Pretendemos ter mais informações também sobre esta região”, informou. A AQP opera com turistas peruanos e também no atendimento de turistas de outras partes do mundo, sobretudo da Europa: Alemães, Franceses e Italianos. “Achei muito produtiva e interessante esta rodada de negócios”, avaliou.

“O encontro foi muito bom. As empresas demonstraram interesse nos nossos produtos, espero fechar negócios”, disse o diretor da Eco Turismo Cultural, que opera com ecoturismo há 17 anos em Chapada dos Guimarães. Ele elogiou a iniciativa da atual gestão da Sedtur de divulgar os produtos turísticos do Estado em eventos internacionais. “Os nossos produtos foram levados para locais que nunca estivemos. As operadoras não têm como investir num estande num evento fora do país, esse é o trabalho institucional do Estado e que está sendo bem feito”, afirmou. No ano passado, Mato Grosso participou de sete eventos internacionais, por meio do trabalho da Sedtur.

VISITA IN LOCO

Além de conhecer os produtos turísticos novos e os já consolidados do Estado, os representantes das operadoras nacionais e internacional também participarão de um famtur, organizado pela Sedtur, para conhecer os roteiros de Chapada dos Guimarães, Nobres, Parque Estadual do Cristalino, em Alta Floresta e da região do Xingú. A visita começou nesta quinta-feira e termina no domingo.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/304280/visualizar/