Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 27 de Abril de 2006 às 16:22
Por: Amanda Freitas

    Imprimir


O Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Mato Grosso, coordenado pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), comemora este dia 1º de maio com mais de nove mil pessoas já colocadas no mercado de trabalho. Esse número corresponde apenas ao primeiro quadrimestre de 2006, ou seja, de janeiro a abril. Só a região de Cuiabá foi responsável pela inserção de mais de quatro mil trabalhadores. Em seguida, os dois Municípios do Estado que mais empregaram foi Diamantino (208 km a médio-norte) e Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá).

Neste mesmo período, o sistema ainda realizou mais de 166,4 mil atendimentos, 31,8 mil inscrições, 14,6 mil requerimentos ao seguro-desemprego e 58,7 mil atendimentos via 0800.

Pensando sempre no trabalhador, o Sine/MT vem cumprindo seu papel, proporcionando condições de acesso ao mercado de trabalho, através de cadastramento e encaminhamento, conforme o perfil do trabalhador e critérios estabelecidos pelas empresas, captando vagas nos diversos estabelecimentos dos setores da indústria, agropecuária, comércio, construção civil e serviços.

Além disso, a Setecs promove o desenvolvimento de ações integradas que incentivam a geração de emprego e renda, através de cursos de qualificação em diversas áreas como garçom, empregada doméstica, operadores de máquinas e implementos agrícolas, vaqueiro, entre outros.

“Muitas vezes, o trabalhador está desempregado por falta de qualificação profissional. Desde que esteja cadastrado no Sine, ele será sempre informado sobre as capacitações ofertadas gratuitamente pelo Estado. Esta é uma forma de prepará-los para o mercado de trabalho e contribuir rapidamente com a intermediação de mão-de-obra”, frisou a superintendente do Sine/ MT, Ivone Rosset.

Responsável por fazer a ponte entre o empregado e o empregador, o sistema também presta assessoria a empresas interessadas na contratação de trabalhadores. Só neste primeiro quadrimestre do ano, 105 novas empresas se cadastraram no Sine/MT.

“São as empresas que trazem novas vagas de trabalho. Nós simplesmente coletamos informações acerca dos requisitos exigidos e disponibilizamos as vagas oferecidas juntos aos vários postos de atendimento em todo o Estado. Em seguida, é feita uma seleção dos candidatos, de acordo com o perfil desejado pelo empregador”, explicou a superintendente do órgão.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/304285/visualizar/