Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 26 de Abril de 2006 às 02:28
Por: Sergio Edson

    Imprimir


Os produtores rurais de Sorriso realizarão um grande ato de protesto hoje (26) à tarde. A concentração está prevista para acontecer na BR 163 em frente ao Posto 2000, a partir do meio-dia. O comércio de Sorriso estará fechado à tarde. Tanto a Associação Comercial e Empresarial (Aces) quanto a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) anunciaram apoio aos produtores. O prefeito Dilceu Rossato decretou ponto facultativo no período da tarde. As manifestações serão acompanhadas pela imprensa estadual e nacional.

“Vamos pedir aos bancos para que também sejam solidários. A gente não está querendo criar problemas, embora muitos produtores quisessem fechar as agências, mas não é por aí. Temos que deixar o comércio local trabalhar, nós não podemos atrapalhar”, destaca Nadir Sucolotti, presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja) em Sorriso.

Ele informa que a maior parte dos grãos da safra 2005/06 ainda permanece em Sorriso. “O objetivo nosso é alcançar preço no produto, valorizar o que nós ainda temos em mãos para podermos plantar a próxima safra”.

Apesar de ser um movimento que beneficia todos os produtores rurais de Mato Grosso, as manifestações ainda não despertaram de boa parte da categoria no Nortão. Em Sorriso, Sinop e Lucas do Rio Verde a presença de agricultores ainda é tímida. Essa falta de interesse preocupa Nadir Sucolotti. “A gente pede para que os produtores que fortaleçam o movimento, porque esse protesto pretende pressionar o governo federal. Precisamos que levem mais máquinas”.

Sucolotti alerta que a crise na agricultura afeta todos os setores econômicos dos municípios. “Que nós façamos uma grande concentração, que a cidade, os colégios e quem puder que participe desse movimento para mostrar à mídia nacional que realmente todos os setores do nosso município estão sendo afetados por essa crise no agronegócio, principalmente na soja”.

O prefeito Dilceu Rossato decretou ponto facultativo a partir das 14 horas de hoje. Segundo ele, a crise na agricultura atinge todos os segmentos econômicos de Sorriso. “Toda a sociedade de Sorriso é hoje totalmente dependente do agronegócio, todos nós precisamos apoiar esse movimento. É importante que todos participem e fortaleçam o movimento”.

Para Rossato, a agricultura brasileira chegou ao fundo do poço. “Não existe mais como continuarmos produzindo da forma em que a economia se encontra. Estamos totalmente inviabilizados para produzir. O desemprego é crescente e tem muito comércio prestes a fechar suas portas. Precisamos que toda a sociedade engrosse esse movimento”.





Fonte: Clichoje

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/304645/visualizar/