Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Terça - 25 de Abril de 2006 às 14:08
Por: Danielly Tonin

    Imprimir


A largada foi dada para o 13° Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá. Figurando entre os mais importantes do País, o evento que teve início em 1993, vai apresentar para o público curtas, médias e longas metragens, cineastas, diretores, atores e intelectuais.

O Festival surgiu com o objetivo de demonstrar o potencial da produção local, promovendo e resgatando a cultura regional, por meio de uma programação que trazia mostras de curtas e longas metragens além de debates. No ano seguinte, porém, o evento passou a apresentar mostras competitivas. Entre os premiados estão Cacá Diegues, com “Veja esta canção” e Sérgio Bianchi com “Causa Secreta”. Em crescimento constante, a partir de 1997 o Festival inovou e exibiu projeções cinematografias em locais como o Pronto Socorro Municipal e o Abrigo dos Velhos.

Neste ano, o FCVC tem como tema “Fronteiras”, que será amplamente discutido entre os dias 24 a 29 no Multiplex do Shopping Pantanal. Além de uma série de debates, com intelectuais como o sociólogo Renato Ortiz, o público poderá conferir mais de 60 produções, que serão exibidas ao longo do evento, às 14h, às 17h e às 21h.

Para quem quiser conferir, nesta terça-feira, 25, as exibições dos vídeos e filmes vão acontecer em três sessões. Na primeira, às 14h, ocorre a Mostra DocTV Centro-Oeste, com os longas “Maestro Jorge Antunes: polêmica e modernidade”, direção de Carlos Del Pino e “Bendito o fruto”, de Sérgio Goldemberg.

Na segunda sessão do dia, que acontece às 17h, o público poderá conferir a Mostra de Vídeo Mato, com o vídeo “O Sonho”, de André Rondon; a Mostra Competitiva de Vídeo-Clip Mato-Grossense, “Mídia (Banda Lopez)”, direção de Fabrício Rodes e Felipe Matos; a Mostra Competitiva de Vídeos, exibição de “Resistência do vinil”, de Eduardo Castro; a Mostra Curta Latino, “Horno Ardiente”; a Mostra Competitiva de Curtas Metragens, com o filme “A lente e a janela”, direção de Marcus Barbieri; e, a Mostra Competitiva de Longas Metragens, com a apresentação do filme “Depois daquele baile”, de Roberto Bontempo.

Na última sessão do dia, às 21h, tem inicio a Mostra Competitiva de Vídeos, que exibe “Freqüência Hanói”, de Daniel e Diego Lisboa; a Mostra Competitiva de Curtas Metragens, com “Quem você mais deseja”, direção de André Sturm e Silvia Rocha Campos; e, a Mostra Competitiva de Longas Metragens, “Serras da Desordem”, de Andréa Tonacci.

Além das sessões, às 14h e 30min, o Festival promove um debate no Auditório da Livraria Janina, o “Seminário Fronteiras”, sob a coordenação da professora Maria de Fátima Costa, UFMT e conferência com Arno kern, PUCRS.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/304733/visualizar/