Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 21 de Abril de 2006 às 13:35

    Imprimir


Mato Grosso deve ganhar mais 118 vagas para vereadores nas Câmaras Municipais na próxima eleição. Os municípios de Cáceres, Rondonópolis e Sorriso terão no seu quadro legislativo mais sete vereadores. Cuiabá, com cerca de 600 mil habitantes, terá direito a mais seis vagas no legislativo Municipal, caso a emenda que tramita no Congresso seja aprovada.

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para aumentar o número de vereadores nas câmaras municipais de todo o país é do deputado federal Pompeu de Matos (PTB), do Rio Grande do Sul. Aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal, a emenda ainda precisa ser aprovada no Senado Federal , o que os parlamentares acreditam que aconteça nos próximos dias .

Cuiabá tinha 21 vereadores até a gestão passada e hoje tem 19. Se a PEC for aprovada, a capital vai ficar com 24 parlamentares na Câmara para desenvolver o trabalho no legislativo.

Os vereadores da Câmara Municipal de Cuiabá têm opiniões diferentes, pois, segundo Lúdio Cabral (PT), a ampliação do número de parlamentares é importante para Cuiabá, mas desde que a instituição, Câmara Municipal, esteja munida de ferramentas para atender as reivindicações da população .

Já os vereadores Ivan Evangelista (PPS), Francisco Vuolo (PPS), e Walter Rabello (PMDB) se mostraram favoráveis ao aumento das vagas na Câmara, principalmente porquê Cuiabá tem crescido bastante e precisa de mais representantes diretos no parlamento.

Evangelista e Vuolo concordam que há muito trabalho tanto nas entidades, sindicatos e lideranças empresariais dos bairros da grande Cuiabá. "Eu sou favorável com o aumento de vereadores , mas só em Cuiabá, onde o número de habitantes é grande, e a prefeitura comporta um aumento de duodécimo , por outro lado existem cidades em Mato Grosso que não tem dinheiro nem para o pagamento da folha dos servidores, quanto mais para aumentar o repasse às câmaras, estes municípios deveriam diminuir suas despesas ", disse Rabello.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/305306/visualizar/