Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 18 de Abril de 2006 às 15:46
Por: Juliana Michaela

    Imprimir


"Cuiabá Portas Abertas" é a campanha promocional da Prefeitura de Cuiabá para divulgação do trade turístico da Capital do estado para o turismo de eventos e negócios. O diretor de turismo da Secretaria Municipal de Trabalho , Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jaime Okamura apresentou na Câmara Municipal durante a sessão ordinária desta terça-feira (18.03), na tribuna livre , a campanha promocional promovida pelo executivo para estimular o setor turístico.

"Nós chegamos a conclusão que Cuiabá deve-se voltar para o turismo de eventos , principalmente porque ela gera economia, empregos e renda ao município. Nesse setor um participante de qualquer evento por exemplo, gasta em torno de R$ 250 a R$ 300 por dia, ao contrário do turismo de férias que gasta em torno de R$ 100 a R$ 150. Tanto que num evento de três a quatro dias , ele deixará no município de R$ 1 mil a R$1,2 mil", explicou Jaime Okamura.

Ele ressaltou que estão sendo feitos trabalhos para ordenar um calendário de eventos e negócios em Cuiabá para que não ocorram na mesma época . Além disso, salientou que foi feito o lançamento dessa campanha no dia 23 de março, no bairro São Gonçalo Beira Rio e hoje (18.04), na Câmara Municipal para pedir o apoio político dos vereadores.

Para apresentação do potencial turístico de Cuiabá foi elaborado em parceria com a iniciativa privada e órgãos públicos um showcase composto de material de divulgação e o site www.turismocuiaba.com.br que tem o intuito de estimular empresários a realizarem eventos na Capital.

No apoio ao setor público, a Câmara Municipal de Cuiabá através do projeto de resolução 001/2005, de autoria do vereador Francisco Vuolo (PPS) acrescenta a formação da Comissão Permanente de Turismo , Desporto e Lazer no regimento interno da Casa de Leis .

"A proposta dessa Comissão visa fortalecer o turismo em Cuiabá e municípios de Mato Grosso com vocação turística que passaram a integrar o Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, desenvolvido em todo o país pelo Ministério do Turismo. Por isso, estamos pedindo o apoio de todos os vereadores para a aprovação desse projeto de resolução", ressaltou Francisco Vuolo.

CENTRO GEODÉSICO – Durante a Tribuna Livre Jaime Okamura declarou que numa pesquisa foi detectado que o ponto turístico da cidade é o Centro Geodésico da América do Sul, que atualmente abriga a Câmara Municipal de Cuiabá. Ele salientou a necessidade da instituição organizar uma estrutura para recepcionar o turista.

O vereador Francisco Vuolo disse que foi criada a lei n°4.765/2005 de sua autoria que instituiu o marco do Centro Geodésico da América do sul como a marca turística da Capital. Ele salientou que seria de extrema importância o Parlamento Cuiabano ter em seu regimento interno uma comissão que tratasse do assunto, principalmente porque existe um projeto revitalização da Prefeitura de Cuiabá do arquiteto Jaime Lerner para ressaltar o marco do Centro Geodésico, mas ainda não passou pela Câmara Municipal para apreciação.





Fonte: Assessoria/ Câmara

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/305654/visualizar/