Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 17 de Abril de 2006 às 21:40
Por: Rosane Brandão

    Imprimir


Uma merenda de qualidade, nutritiva, barata e sem desperdício. Este é o principal objetivo do Programa de Educação Alimentar desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), pelo projeto “Cozinha Brasil - Alimentação Inteligente” e que entregou no dia 12 deste mês, o certificado de qualificação a 105 merendeiras de Escolas Estaduais que atendem ao Ensino Fundamental em Várzea Grande.

As merendeiras participaram do Curso de Alimentação Escolar na Escola Estadual Adalgiza de Barros, onde aprenderam como preparar uma merenda considerando as condições de higiene e preservando o sabor e os nutrientes dos alimentos.

A nutricionista Taís Gonçalves que ministrou o curso destaca que tudo o que as merendeiras aprenderam foi de extrema importância para as escolas. “Essas mulheres podem introduzir na merenda o que elas aprenderam, variando o modo de preparo e garantindo aos alunos um cardápio sempre novo e nutricional”, acrescenta.

Durante o curso também foram transmitidos conhecimentos sobre como elaborar um cardápio equilibrado, como planejar a compra, como congelar, descongelar e qual a função de cada alimento. O curso é teórico e prático e toda pessoa que participa recebe o material didático, incluindo um livro com 250 receitas de grande valor nutricional e de baixo custo.

Antônia Neuzira Camargo é merendeira na Escola Estadual Antônio Geraldo e revela que “o curso foi muito bom, pois o cardápio além de ser fácil de fazer, tem várias opções de escolha e as crianças comem sem saber o que é e ainda acham tudo delicioso”.

Também merendeira da E.E Antônio Geraldo, Noely Aparecida dos Santos, garante que o curso foi muito produtivo. “Na escola onde eu faço a merenda, os alunos são muito carentes, e eu percebo que a maioria deles não se alimenta corretamente, não comem frutas, verduras o que é essencial para uma alimentação saudável”.

CONTINUIDADE Entre os dias 17 e 20 de abril a Seduc dará continuidade ao Curso de Alimentação Escolar na Escola Estadual Liceu Cuiabano, em Cuiabá. E entre os dias 24 e 27 será na Escola Estadual André Avelino no Bairro CPA I, onde atenderá as escolas dessas regiões.





Fonte: Assessoria/Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/305759/visualizar/